EXPOSIÇÕES NA ESTAÇÃO PINACOTECA

ODETTO GUERSONI • ATÉ 30 DE SETEMBRO

Toda a produção do artista paulista, revelado na mesma época em que despontaram nomes como Aldemir Martins e Sacilotto, é representada em 54 gravuras, da década de 40 à atualidade. A curadoria é de Ana Paula Nascimento.

+ obras de Odetto Guersoni | notícia

Odetto Guersoni (Jaboticabal SP 1924)

Estuda pintura e artes decorativas no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, entre 1941 e 1945. Após o sucesso de sua participação na exposição 19 Pintores, em 1947, viaja com bolsa de estudo do governo francês para Paris, onde se inicia em gravura. Estuda no College d’Art Graphique Estienne e faz estágio no setor de artes gráficas da École Normale d’Apprentissage Industriel. De volta para o Brasil, é um dos fundadores e orientadores da Oficina de Arte, em São Paulo, em 1952. Com bolsa da Organização Internacional do Trabalho, viaja de novo para a Europa, onde permanece de 1954 a 1955. Em Genebra, cursa gravura com René Cottet, e em Paris trabalha no ateliê de Stanley H. Hayter. Como estagiário freqüenta, a partir de 1960, algumas escolas de arte no exterior, como a The New York School of Printing, nos Estados Unidos, e a Osaka University, no Japão. Também no Japão, freqüenta em 1971 o ateliê de I. Jokuriti. Dois anos mais tarde, é eleito melhor gravador do ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Participa, com sala especial, da Bienal Ibero-Americana de Montevidéu, Uruguai, em 1983. No ano seguinte, passa a integrar os conselhos do Museu de Arte Moderna de São Paulo, do Museu de Arte Contemporânea da USP e da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Em 1994 é realizada uma retrospectiva da sua obra na Pesp e, em 1995, é novamente eleito pela APCA o melhor gravador do ano.

Fonte: Seu Museu Pinacoteca. Guersoni – 50 anos do percurso do artista, texto: José roberto teixeira Leite, São Paulo, 1994.
Anúncios

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s