Série musical em homenagem ao escritor, poeta, folclorista e cantador Cornélio Pires, que foi o primeiro artista a gravar um disco de música caipira, em 1929. Compostas por duplas de cantores, formato característico desse estilo musical, as apresentações trazem representantes formados no ambiente “rural” da cultura nacional. Apresentação do músico Passoca.
Recomendação etária: livre
10 de julho – Cacique e Pajé e Zé Mulato e Cassiano
A dupla Cacique e Pajé há muito tempo faz sucesso. Apesar da indumentária que usam e do distante parentesco que possuem com a tribo dos Caiapós (MT), seus integrantes não são índios. Zé Mulato e Cassiano, de Brasília, ganharam o Prêmio Sharp de melhor CD de música regional, em 1989. São reconhecidos como a dupla caipira mais autêntica do Brasil.
17 de julho – Oliveira e Olivaldo e Os Favoritos da Catira
Seu Oliveira e Olivaldo são polivalentes. Tocam viola caipira, violão, cavaco, rabeca, consertam instrumentos, compõem e participam de vários grupos. Os Favoritos da Catira é composto por homens e mulheres que mostram com maestria essa música originária da cultura indígena e apresentam coreografias especiais nas danças, com arranjos inovadores nas palmas, sapateados e bailados.