PENSAMENTOS INSTIGANTES | FILOSOFIA E ARTE

Na ação teórica e prática da construção do pensamento dos povos antigos, as mais diversas possibilidades do saber se materializaram em opostos, com toda a sua diversidade, e assim, nasce na Grécia, berço da civilização ocidental, a mais nobre atividade das realizações do pensar humano: a filosofia. Contudo, apesar de milênios de influência direta na linguagem, ciência, arte, política e educação e nos seus modos de representar, nem sempre se tornaram e fizeram conscientes de seu valor pelas civilizações modernas, todo o poder restaurador nelas contido, é muitas vezes transformado em artigo de luxo.

O que desejo, então, nessa série Pensamentos Instigantes – Filosofia e Arte, é subverter esta idéia, aproximar teoria e prática, cujos domínios da emoção subsidiem o “objeto” e façam os discursos comportados, nos seu hermetismo habitual, transformarem-se em comunicação pura e inteligível e gerar, ao mesmo tempo, na vivência, um novo estatuto do saber, neste espaço infindável da construção e desconstrução do espírito humano, revelando os mistérios de um lugar chamado Ágora, palco das grandes discussões democráticas e reflexões filosóficas.

Cláudio Bergamo – Curador

Terças-feiras, às 19h30, no CCBB.

Incentivar a discussão de temas atuais e relevantes, estimular o gosto pelo saber e a paixão pelas formas criativas, são os objetivos do Centro Cultural Banco do Brasil ao realizar o programa Pensamentos Instigantes – Filosofia e Arte, que chega à sua terceira edição em 2007.

De Março a Novembro, Pensamentos Instigantes provoca encontros inusitados, entre especialistas da propaganda, moda, música e das artes cênicas contemporâneas, para debater nomes da Filosofia como: Wittgenstein, David Hume, Plotino, Skinner, Pitágoras, entre outros.

O CCBB amplia horizontes da formação do público ao promover o debate entre a filosofia, as artes e a ciência, por meio de temas do pensamento ocidental.

Centro Cultural Banco do Brasil

31 de Julho | David Hume e o Estilista

“Entendimento e razão, não podem, por si mesmos, apreender verdade alguma. Mas o que resta ainda? Somente as impressões sensíveis, ou seja, as sensações vitais que temos quando ouvimos, vemos, amamos, odiamos, cobiçamos, queremos. Delas parte todo o conhecimento.”

Hume

Palestrante: Pedro Paulo Pimenta
Convidado: Jun Nakao

28 de Agosto | Wilhelm Reich e o Coreógrafo

“Cada pessoa é seu corpo. Ninguém existe sem o corpo vivo, no qual tem sua existência, através do qual se exprime e se relaciona com o mundo que o cerca.”

Reich

Palestrante: Rodolfo Argueles
Convidado: Hulda Bittencourt

25 de Setembro | Skinner e o Publicitário

“O behaviorismo é uma proposta que torna possível uma abordagem experimental do comportamento humano… Ele pode necessitar de esclarecimento, mas não necessita ser questionado. Não tenho dúvidas sobre o triunfo eventual da posição — não será provada sua validade, ams que ela fornecerá o caminho mais direto para uma bem sucedida ciência do homem.”

Skinner

Palestrante: Nelson Lucero
Convidado: Washington Olivetto

30 de Outubro | Pitágoras e o Instrumentista

“A função da música é depurar a alma, como a da medicina curar o corpo. Os números são a origem e a substância de todas as coisas, mas é a harmonia que permite a conciliação dos números, para que as coisas possam existir.”

Pitágoras

Palestrante: Márcia Tiburi
Convidado: Yamandu Costa

27 de Novembro | Martin Buber e a Televisão

“Há homens, cuja dimensão de pessoa é tão preponderante que se podem chamar de pessoa, e outros cuja dimensão de egotismo é tão preponderante que se lhes pode atribuir o nome de egóticos. Entre aqueles e estes se desenrola a verdadeira história.”

Buber

Palestrante: Newton A. von Zuben
Convidado: Denise Fraga

Anúncios

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s