CINEGRAFIA, EM UM CINEMA PRÓXIMO À VOCÊ!

Em nossas conversas por aí, acredito que minha maior contribuição para as meninas do Agenda Cultural (sim, estou em um harém, viva!) é escrever (ou pelo menos tentar) sobre meus maiores vícios: cinema e literatura.

Mas como escrever com a mesma qualidade e dedicação que elas? Agora sei (e os vários rascunhos não me deixam mentir) o quão difícil é sugar pensamentos, costurá-los ou simplesmente pôr tudo dentro do liquidificador. Nessas horas eu tenho vontade de saber como vocês conseguem… Parabéns!

Nesta primeira conversa, vamos tentar traçar um paralelo dos grandes lançamentos do verão norte-americano: Ratatouille e Harry Potter e a Ordem da Fênix.

O primeiro, uma animação competente da Pixar na qual tive o privilégio de ver, me cativou desde o início só pelo plot “qualquer um pode ser quem bem entender”. Sem dúvida nenhuma o tempo que desenhos e animações eram coisa para crianças já passou.

Já Harry Potter, deixa ver… qual era mesmo o ponto fundamental? Ahh sim, lembrei!

Sobre este quinto filme da franquia posso falar pouco, já que da estória só conheço o livro original.

Mas qual a relação professor Tibúrcio?

Eu respondo. Nesse livro descobrimos o verdadeiro motivo pelo qual o lord das Trevas quer matar o emo personagem, e sem revelar aos que não leram, posso dizer apenas que todo o desenrolar daquilo que vamos ser no futuro está apoiado em uma simples escolha.

Voldemort fez a dele e nunca saberemos o que poderia acontecer se seguisse para o outro lado, e Rémy lutou bravamente para uma escolha que ele não fez fosse importante.

No fundo, ambos os trabalhos querem nos mostrar que o destino, na verdade, não existe. Somos nós quem decidimos quando e como viver.

De lição de casa vamos pensar nas escolhas que fizemos e o que poderia ser se tivéssemos as feito diferentes…

PS: se você, assim como eu, ficou com vontade de comer aquele mesmo prato em Ratatouille, clique aqui.

Por Carlos Correa.

One Comment

  1. Êba! Carlos, que bom que está fazendo valer seu espaço! :)

    Quero assistir o Ratatouille! :D E o Harry, claro! :P

    Beijos.

    Curtir

    Responder

Comente aqui!

