LETRAS EM CENA: A QUARTA IRMà(06/08/07)

Letras em Cena acontece em todas as segundas-feiras no MASP às 19h30. É de graça e você nem precisa ficar esperando em fila nenhuma, basta clicar aqui para reservar a sua senha, chegue 15 minutos antes de começar. Pronto! Se nunca foi, experimente! Abaixo, a sinopse da leitura dramática de hoje:

A Quarta Irmã , do polonês Janus Giowacki, foi escrita em 2000 e tem como pano de fundo a decadência e a barbárie que afloram na sociedade russa contemporânea, depois do desmoronamento do socialismo soviético. A peça dialoga parodicamente com o desencanto do universo tchekhoviano de “ As Três Irmãs”.  Seus personagens ou aspiram viver num mundo melhor, ou têm saudades de um passado que na verdade também foi medíocre. O embate destes personagens corrompidos e amorais gera um humor negro e um lirismo exasperado que nós também, habitantes de um “terceiro mundo”, tão bem conhecemos. Giowacki trabalha no teatro o mesmo universo que o cineasta iugoslavo Kusturica retrata em seu filmes.

O autor

Janusz Glowacki é autor muito conhecido em sua terra, a Polônia. Entre suas obras, destacam-se “ Cudzolodtwo Ukarane” (1972), “ Chop” (1976), “ Fútbol” (1977), “ La Cenicienta” (1979) e “ Antígona en Nueva York” (1992), com a qual obteve grande êxito. Ganhador dos prêmios “ Fundación Jurzykowski” (1995), e “ National Endowment for the Arts Playwright Fellowship” (1988), além de “ Drama League de Nueva York” (1987). No Brasil, ainda é pouco conhecido, praticamente inédito, mas sua dramaturgia vai fundo no ajuste de contas e na crueldade das relações humanas.

De Janusz Glowacki
Tradução de Clara Carvalho e Reinaldo Mesquita
Direção de Eduardo Tolentino de Araújo
Com Bárbara Paz, Clara Carvalho, Chris Couto, Fernando Paz, Cacá Amaral, Lilian Blanc, Riba Carlovitch, Guilherme Lopez, Sérgio Mastropasqua, Fernão, André Garolli e Tony Giusti
Abertura com participação de Ricardo Ruiz lendo poema de autoria própria

Onde?

MASP (ao lado da estação de metrô Trianon-Masp)

Por Darlene Carvalho

Anúncios

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s