LETRAS EM CENA: O AMANTE (27/08/07)

Esta leitura faz parte do projeto Letras em Cena. Sempre às segundas-feiras, 19h30, no MASP. Entrada Franca. Clique aqui para reservar sua senha. Retire-a meia hora antes de começar o espetáculo.

De Harold Pinter
Direção de Marcelo Lazzaratto
Com Gisele Petty, Otávio Martins e Fabrício Licursi
Abertura com o escritor e poeta Rodrigo Capella

O texto “O Amante” de Harold Pinter, prêmio Nobel de Literatura 2005, apresenta provocações à cerca de um casamento. São duas personagens envolvidas em uma trama familiar, no qual a ambigüidade de seus diálogos e ações gera um enredo instigante e altamente reflexivo.

Sarah e Richard são compostos à maneira do autor, despidos de biografia ou trajetória definida. É, portanto, o que dizem e o que fazem os maiores objetos desencadeadores de conflitos dramáticos.

Por trás da aparente normalidade, e da pretensão dessas personagens em pensarem que controlam as suas vidas, esconde-se uma tensão e amargura, que acaba por instaurar um autêntico ambiente de irracionalidade, acentuado por seus diálogos e atos imprevisíveis.

Um dos propósitos de Pinter, ao trazer à cena a intimidade e a família, é questionar a aparente estabilidade de organizações e instituições, discutir questões que, partem da dimensão íntima contida nas relações de um casal, e que atingem uma reflexão ampla frente a condutas sociais, de caráter coletivo.

A temática que o autor traz à cena, e que também compõe o texto O Amante, envolvem: jogos de poder e dominação, mentira, ironia, perversão, traição, amor. São as paixões humanas, que conduzem o público a uma reflexão inevitável sobre suas próprias condutas.

O autor:

Nascido em 1930, Harold Pinter começou por ser ator (com o nome David Baron) e em 1957 escreveu a sua primeira peça, THE ROOM. Autor fundamental do teatro contemporâneo, encenou e representou em algumas das suas mais de trinta peças, que foram traduzidas e encenadas por todo o mundo. Escreveu também para rádio, televisão e cinema.

Anúncios

2 Comments

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s