LETRAS EM CENA (17/09/07)

Projeto Letras em Cena — Hoje, leitura dramática às 19h30, no MASP. Grátis! Sem essa de madrugar para conseguir um lugar! Reserve sua senha, clicando aqui.

SHAKE-SHAKE BUM- BUM: HUMANOS, MAS SEM DIREITOS

De Giovanna Quaglia
Direção de Geraldine Quaglia

Com Daniel Machado, Fernanda Feher, Liz Reis e Valdemar Dias
Rubricas: Pamela Wendy e Adriano Bedin.

Abertura:
Isabel Chavarri
Identidade Oculta Cia Teatral
lendo Irmãos, de Luís Fernando Veríssimo. Elenco: Paulo Henrique Sant’Anna e Gil Flávio Rosa (Integrantes do Projeto Teatro Vocacional da Secretaria Municipal de Cultura)

Sinopse:

O espetáculo coloca em cena Mano, Menina, Cara e Tchuchuca, quatro jovens de classe média, que vivem em um grande centro urbano do país. A encenação se inicia no final do ano e o espetáculo transcorre pelo ano seguinte. Os quatro são amigos, idealistas, sonhadores, alegres, estão vivendo a virada do milênio, época de reflexão e esperança, porém inseridos em um mundo em que imagem e realidade se misturam em uma sociedade de aparências, consumista e instantânea, que situa como motores da vida a busca do prazer e o individualismo.

Trazendo para a encenação a reflexão sobre as drogas na atualidade, é levantada como problemática a dependência as drogas. A dependência como o que aprisiona, coloca limites, retira opções, cria necessidades. Contrapondo-se a esse conceito temos a liberdade, que possibilita um sentimento de não haver limites, que permite optar, fazer escolhas. Assim as cenas são divididas, ilustrando momentos da vida desses jovens entre liberdade e dependência.

· Jovens Livres
· Jovens amigos
· Jovens sonhadores
· Jovens curiosos
· Jovens seduzidos
· Jovens insistentes
· Jovens compulsivos
· Jovens dependentes

Essas cenas vão focando os direitos humanos como pontos de referência na vida desses jovens. Nesse contexto vai surgindo uma angústia de destruição, delinqüência, perda de valores, uma degradação e a auto-violação dos sonhos idealistas do início.

O texto termina com uma voz em Off para a Declaração Universal dos Direitos Humanos e no telão vemos várias imagens da sociedade de hoje .

A autora:

Giovanna Quaglia é autora especializada em textos direccionados a pesquisa de linguagem para o jovem. Como autora teatral, ela assina: “Shake-Shake Bum-Bum: Humanos, mas sem direitos” – Menção honrosa no Concurso Nacional de Dramaturgia, promovido pela SENAD – Secretaria Nacional Anti-Drogas. (inédito); “Romeu e Julieta e suas Facetas, um happening sobre o amor”, tradução e adaptação. “Uma brincadeira com a cena do Galpão de Shakespeare” (encenado em 1999); “Paris Blues”, uma adaptação do texto “Sonho dos Amantes em Paris”, de Guilherme Bonfim. A peça conta à história de dois jovens em Paris. (encenado em 1996)
“O Casarão”, uma adaptação do texto “O Casarão” de Walter Quaglia. Espetáculo juvenil que fala da vida de um grupo de adolescentes burgueses e o contraste com a vida de dois menores de rua. (encenado em 1994); “Intervenções Aladas”, espetáculo juvenil que conta à história de quatro jovens e seus quatro anjos da guarda. (encenado em 1995); “Fragmentos”, espetáculo juvenil que une várias cenas escritas em uma oficina de teatro para adolescentes. (encenado em 1994).

Além da vida profissional artística Giovanna Quaglia é psicóloga com atuação na criação e gestão de programas de prevenção de drogas, saúde mental, DST/AIDS e trabalho com crianças e adolescentes para o Governo Brasileiro, tendo trabalhado no Ministério da Saúde, Secretária Nacional Antidrogas, Nações Unidas e ANVISA. Tem especialização na área de dependência química e formação em psicanálise e comunicação. É mestre em psicanálise e arte. Recebeu quatro prêmios na área de drogas: Tecnologia Social- Banco do Brasil 2003, Honra ao Mérito pela Valorização da Vida 2003, Prêmio Claude Oliveinstein 2000 e Menção honrosa no Concurso Nacional de Dramaturgia da Presidência da Republica 2000.

Anúncios

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s