POEMUSICA E ALÉM DO CORPO / Cia. Balé da Cidade de Natal | 28,29 e 30 de Setembro

O Balé da Cidade de Natal se inspira em poemas de Câmara Cascudo, entre outros, e apresenta “Poemúsica”. E “além do Corpo”, inédito, se baseia no culto da Jurema.

Nos dias 28, 29 e 30 de Setembro, o Balé da Cidade de Natal apresentará no TD – Teatro Itália/Teatro de Dança – programa da Secretaria de Estado da Cultura, gerenciado pela APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte) dois espetáculos, sendo um deles inédito: “Poemúsica” e “Além do Corpo”. O primeiro tem coreografias inspiradas nas 18 faixas do CD que leva o mesmo nome do espetáculo. O CD Poemúsica reúne poemas expressivos da literatura norte-rio-grandense, desde os anos 20 até a contemporaneidade, oralizados por ícones do cenário musical brasileiro, como Augusto de Campos, Tetê Espíndola, Walter Franco e Arnaldo Antunes, entre outros.

“Além do Corpo”, espetáculo inédito, é inspirado no culto mitológico da Jurema, uma prática nordestina, também conhecida como catimbó, que faz parte de um longo processo de transformação e de assimilações culturais difundidas pela região do Rio Grande do Norte.

A palavra Jurema apresenta diversos significados, e um deles é que é uma bebida, feita a partir de partes de plantas, nem sempre as mesmas (as mais referidas são a Mimosa tenuiflora e a Mimosa verrucosa), e daí obtém-se um líquido de uso religioso e medicinal. As fórmulas do seu preparo, os tecidos vegetais utilizados e as dosagens, assim como a combinação com outros ingredientes, são variáveis.

Mas Jurema também é uma cerimônia religiosa (diversamente celebrada por índios ou caboclos) no âmbito da qual aquela bebida é comungada. Às vezes distinguida como uma religião específica no complexo cenário da espiritualidade brasileira, mais comumente o culto da Jurema apresenta-se difuso em práticas religiosas nas quais pode ter um papel mais ou menos central: pajelança, toré, catimbó, umbanda, candomblé de caboclo etc. E é nesse universo das práticas religiosas que o espetáculo “Além do Corpo” se debruça.

Teatro Itália, TD- Teatro de Dança
Secretaria de Estado da Cultura /APAA-Associação Paulista dos Amigos da Arte
Dias 28,29 e 30 – sexta e sábado, 21h e domingo, 18h.
Duração: 70 minutos com intervalo – Classificação etária: livre

Avenida Ipiranga, 344 – Subsolo, Edifício Itália – 01046-010 – São Paulo, SP, Brasil – Metrô República
E-mail: info.teatrodedanca@apaa.org.br
Telefone da bilheteria: 2189 2555 / Informações: 2189 2557
Capacidade: 278 lugares / Ar-condicionado / Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais / C.C. Visa e Visa-Eletron / Estacionamento R$ 12,00 com manobrista.
Bilheteria, abertura: vendas para o dia do espetáculo – quarta a domingo: a partir das 14horas.
Ingressos: R$ 10,00 e meia-entrada.
http://www.teatrodedanca.org.br /// Vendas online http://www.ingresso.com

Por Márcia Marques, do Canal Aberto.

Clique para saber mais sobre a Cia. Balé da Cidade de Natal. >>>

A Cia. Balé da Cidade de Natal

O Balé da Cidade de Natal é composto por dezesseis bailarinos profissionais, contratados pela Prefeitura do Natal através de concurso público do município realizado em julho de 2002.

Reunindo um excelente elenco, essa companhia de dança é a única do Nordeste contratada oficialmente por uma Prefeitura municipal, uma conquista inédita para a região e uma importante ação de reconhecimento para a dança.

Já em seu primeiro ano de vida, o Balé da Cidade de Natal recebeu prêmios de reconhecimento local e nacional. Em 2003, ganhou o prêmio Dorian Gray de melhor bailarino (Alexandro Rocha) e melhor bailarina do ano (Bianca Dore). Em 2004, ganhou o 2º (segundo) lugar do 22º Festival de Dança de Joinville na categoria Duo-Contemporâneo (Francis Júnior e Alexandro Rocha).

O Balé da Cidade já fez várias apresentações em Recife, Fortaleza, Maceió, agora São Paulo e já tem Rio de Janeiro, México e França em seus planos.

No seu repertório estão coreógrafos como Luís Arrieta, Mário Nascimento, Marcelo Moacir, Dimas Carlos, Carlos Cortizo, Roosevelt Pimenta, Armando Duarte, Wille Helm Araújo, Maria Cardoso, Fátima Sena, entre outros.

Hoje oficializado como Balé da Cidade de Natal a companhia espera dar continuidade a um trabalho valioso, aprimorando e enriquecendo cada vez mais a dança no Brasil.

“POEMÚSICA”

O balé transmite uma mensagem ligada à história e a cultura do Rio G. do Norte através de elementos cênicos que traduzem nosso cenário natural, como o mar, o rio, o açude, as dunas, a rede de pesca, numa linguagem extremamente contemporânea.

Ficha técnica

Coreografia: Anízia Marques

Poemas Musicados:Câmara Cascudo, Jorge Fernandes, José Bezerra Gomes, Luiz Rabelo, Moacir Cirne, João Galberto Aguiar, Nei Leandro de Castro, Chico Ivan, J. Medeiros, Humberto Hermenegildo, Dácio Galvão.

Gravação e mixagem: Cid Campos, Marcelo Brissac, Jorge lima, Eduardo Pinheiro, Elias N. Assima Fº, Ricardo Filho.

Figurino: Carlos Sérgio Borges

Bailarinos Intérpretes: Maésia Mendes/Vanessa Oliveira, Clarissa Rego/Manuelle Flor, João Alexandre/Leonardo Filho, Franklin Gadelha/Álvaro Paraguai.

“ALÉM DO CORPO” – estréia

Inspirado no culto mitológico da Jurema, uma prática nordestina, também conhecida como catimbó, parte de um longo processo de transformação e de assimilações culturais difundidas pela região. A linha resume a ação sobrenatural, as- excelências do poder e a sua especialidade técnica, com fisionomia própria.

Ficha técnica

Coreografia: Anízia Marques e Sávio de Luna

Música: Delirium (Shroud, Twighlight Rituals, Xamã (Equilibrio)

Figurino: Anízia Marques e Sávio de Luna

Bailarinos Intérpretes: Álvaro Paraguai, Clarissa Rego, Franklin Gadelha, João Alexandre, Leonardo Filho, Manuelle Flor e Vanessa Oliveira.

Consultoria: prof. Dr. Luis Assunção (antropologia da UFRN)

Anúncios

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s