CORREDOR LITERÁRIO: “LITERATURA NO CINEMA” | 5 a 14 de Outubro

Entre as atrações do 3º Corredor Literário, evento realizado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, acontecerá no HSBC Belas Artes, de 05 a 14 de outubro, uma mostra com 10 filmes, de épocas e países diversos, adaptados de obras literárias.

Todos os dias, na sala 4, as 19h20!

A eclética seleção de filmes traz os seguintes títulos:

A DAMA DE HONRA –  05 de outubro
(La Demoiselle d´Honneur) França, 2004, cor, 110 min., 16 anos. 
Direção: Claude Chabrol
Elenco: Benoit Magimel, Laura Smet e Aurore Clement.

No dia do casamento de uma de suas duas irmãs, Philippe conhece uma das damas de honra, por quem acaba se apaixonando. Ele, porém, um rapaz racionalmente equilibrado, terá que atender aos terríveis caprichos da garota para provar o seu amor. Adaptação de um romance de Charlotte Armstrong.

QUERELLE – 06 de outubro
(Querelle) Alemanha/França, 1982, cor, 109 min.,18 anos.
Direção: Reiner Werner Fassbinder
Elenco: Brad Davis, Jeanne Moreau e Franco Nero.

Este polêmico filme baseado em personagem literário do escritor marginal francês Jean Genet, conta a história de um marinheiro sensual e delinqüente, capaz de despertar sentimentos extremos de violência, paixão e desejo em corações de homens e mulheres que cruzam o seu destino.

Os valores dos ingressos para os filmes do “Corredor Literário” serão R$ 8,00 e R$ 4,00 a meia-entrada, em qualquer dia da semana.

Para saber quais filmes serão exibidos no decorrer da mostra, clique>>>>

JULES E JIM – UMA MULHER PARA DOIS – 07 de outubro
(Jules et Jim) França, 1961, p/b, 105 min., 14 anos.
Direção: François Truffaut
Elenco: Jeanne Moreau, Oskar Werner e Henri Serre.

Dois amigos, o francês Jim e o alemão Jules, vivem a efervecência das artes e da boemia na Paris da belle époque, quando conhecem uma mulher por quem logo se apaixonam: a charmosa e temperamental Catherine. O triângulo se estende alegre e despreocupadamente, até que ela resolve se casar com um deles e manter um caso paralelo com o outro. Clássico da Nouvelle Vague francesa, adaptado do romance de Henri-Pierre Roché.

LOLITA – 08 de outubro
(Lolita) Grã-Bretanha, 1962, p/b, 152 min.
Direção: Stanley Kubrick
Elenco: James Mason, Shelley Winters e Sue Lyon.

Baseado no livro homônimo de Vladimir Nabokov, considerado um dos maiores escândalos literários de todos os tempos, o filme conta a história de um professor britânico de meia-idade que vai morar nos EUA e aluga um quarto na casa de uma viúva extremamente carente, mãe de Lolita, uma linda adolescente por quem ele se apaixona perdidamente à primeira vista.

O INOCENTE – 09 de outubro
(L’Inocente) Itália, 1976, cor, 125 min., 14 anos.
Elenco: Giancarlo Giannini, Laura Antonelli e Jennifer O’Neil.

A história, ambientada na Itália, no final do século XIX, é adaptada de um romance homônimo de Gabriele D’Anunzio e aborda a conturbada vida amorosa de um aristocrata, dividido entre a esposa e a amante. A situação torna-se insustentável quando a primeira também resolve ter uma experiência extraconjugal.

O PEQUENO PRÍNCIPE – 10 de outubro
(Le Petit Prince) França, 1975, cor, 75 min., livre.
Direção: J. L. Guillermou
Elenco: Guy Gravis, Daniel Royan e Alexandre Warner.

Filme adaptado do célebre livro escrito pelo piloto, jornalista e romancista francês Antoine de Saint-Exupéry. Esta obra, repleta de metáforas e mensagens filosóficas, é uma das mais reeditadas e lidas no mundo inteiro. A história tem como protagonista um garoto que vive em um asteróide, cuidando de uma rosa linda e orgulhosa, que ele tem como única companheira. Certo dia ele despenca de seu pequeno mundo e cai no planeta Terra, onde acaba encontrando um piloto, que também caiu com seu avião, e outros seres inusitados, que o fazem descobrir respostas para questões existenciais tão simples quanto preciosas.   

O PROCESSO – 11 de outubro
(The Trial) EUA, 1993, cor, 120 min., 14 anos.
Direção: David Jones
Elenco: Kyle MacLachlan, Anthony Hopkins e Chloé Webb.

Na manhã do seu aniversário de 30 anos, Josef K. é preso sem motivos e, a partir deste dia, começa um pesadelo burocrático em sua vida. Ele não fez nada de errado para ser punido e está determinado a descobrir a razão de sua condenação. Versão cinematográfica do famoso livro de Franz Kafka.

MORTE EM VENEZA – 12 de outubro
(Morte a Venezia) Itália/França, 1971, cor, 130 min., 14 anos.
Direção: Luchino Visconti
Elenco: Dirk Bogarde, Silvana Mangano e Bjorn Andresen.

Filme baseado em romance do escritor alemão Thomas Mann, sobre um compositor de meia-idade (inspirado no compositor austríaco Gustav Mahler) que, ao passar férias num balneário em Veneza, acaba vivendo uma avassaladora e secreta paixão por um garoto andrógino, dono de inebriante beleza. 

O TEMPO REDESCOBERTO –  13 de outubro
(Le Temps Retrouvé) França, 1999, cor, 158 min., 14 anos.
Direção:  Raoul Ruiz
Elenco: Catherine Deneuve, John Malkovich e Emmanuelle Béart.

Na França, no ano de 1922, um escritor está em seu leito de morte observando algumas fotos e relembrando fatos da sua vida. Essas memórias acabam trazendo à tona personagens reais com quem ele se relacionou e delírios repletos de seres fictícios, saídos das páginas de suas obras literárias. O escritor em questão é Marcel Proust, autor de Em Busca do Tempo Perdido, um dos maiores clássicos da literatura mundial de todos os tempos e que serviu de inspiração para este belíssimo filme.

HAMLET –  14 de outubro
(Hamlet)  Rússia, 1964, p/b, 150 min., 12 anos.
Direção:  Grigori Kozintsev
Elenco:  Innokenti Smoktunovsky, Mikhail Nazvanov e Elsa Radzin.

Adaptação russa do clássico imortal de William Shakespeare, sobre Hamlet, príncipe da Dinamarca, que enlouquece gradativamente enquanto planeja a vingança pela morte de seu pai, assassinado pelo próprio irmão que insiste em conquistar o coração de sua cunhada recém-viúva.  

Anúncios

One Comment

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s