TROPICALISMO NO MARIA ANTÔNIA | 23 de Outubro

Carlos Calado e Guilherme Wisnik são os convidados do Centro Universitário Maria Antonia para discutir o movimento tropicalista, na música, nas artes plásticas e em outras áreas, avaliando os resultados de sua intervencão na cultura brasileira, de uma perspectiva atual.

O debate Tropicalismo, uma análise 40 anos depois será realizado dia 23 de outubro, a partir das 19h, e inclui a exibição do documentário “A Revolução Tropicalista”, de Ives Billon e Dominique Dreyfus. A entrada é franca (com retirada de senhas uma hora antes).

Como disse José Celso Martinez, “68 foi uma revolução cultural que bateu no corpo”. No Tropicalismo, convergem as torturas da repressão política, a revolução libertária e a inclusão do espectador no espaço da obra de arte. Ele é o catalisador de uma relação inter-subjetiva que mistura experiência estética e programas de auditório. Mesmo com essa notoriedade, não foram poucos os desafetos que encararam a Tropicália apenas como um modismo. Com o passar dos anos, movimentos musicais como a Vanguarda Paulista, nos anos 80, ou o Mangue Beat, na década de 90, e em diversas outras áreas mostraram que a liberdade estética defendida pelos tropicalistas abriu caminhos para gerações posteriores da arte brasileira.

Carlos Calado é crítico musical e autor dos livros A Divina Comédias dos Mutantes (Ed. 34, 1995) e Tropicália: a história de uma revolução (Ed. 34, 1997). É colaborador da Folha de S. Paulo entre outros veículos de imprensa.
Guilherme Wisnik é arquiteto formado pela FAU-USP, mestre em História Social pela FFLCH-USP, autor de Caetano Veloso (Publifolha, 2005) e Lúcio Costa (Cosac & Naify, 2001). Assina uma coluna semanal no caderno Ilustrada, da Folha de S. Paulo.

Tropicalismo, uma análise 40 anos depois
com Carlos Calado e Guilherme Wisnik
23 de outubro
terça-feira, às 19h
gratuito (retirada de senhas uma hora antes)

Centro Universitário Maria Antonia – USP
Rua Maria Antonia, 294 Vila Buarque, 01222 010 São Paulo SP
tel 11 3255 7182 / fax 11 3255 3140 / mariantonia@edu.usp.br
Horários de funcionamento administrativo: seg. a sex., das 9h às 19h
Associação de Amigos do Centro Universitário Maria Antonia
11 3257 2760 / acaocultma@usp.br

Anúncios

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s