COMÉDIA ROMÂNIA | 25 de Outubro a 29 de Novembro

România
Uma junção de Romênia e Roma.
Uma comédia para nos lembrarmos do Brasil.

Estréia dia 25 de outubro, quinta-feira, às 21h, no Teatro Ruth Escobar, sala Dina Sfat, o espetáculo România, com texto e direção de Leonardo Chacra.

România é um retrato com bom humor da situação cultural brasileira. É como se o local onde a peça passa, a Romênia, fosse o interior de Minas, de São Paulo ou até mesmo Pernambuco, com o mesmo espelho de cores que marcam essas regiões.

Romênia e Brasil têm talvez a única tradição que pode ser importante: sermos a continuação cultural do Império Romano, o primeiro do Oriente, nós do Ocidente.

Investigador e curioso das artes cênicas, Léo Chacra, bebeu em várias fontes das artes cênicas: da oficina de dramaturgia com Samir Yasbeck e Renata Pallotini, passando pelo Grupo Tapa, foi aluno de Antonio Araújo, Debora Serretielo, Bete Dorgan, Fernando Vieira, Cristiane Paoli Quito, e no Circo Escola Picadeiro teve aulas com o palhaço Picolino. Já teve dois de seus textos montados: Sessão da Tarde e Comédia dos Esquemas, e um livro publicado, Road Movie Doméstico e dirigiu o espetáculo Falecida Senhora Sua Mãe, de Georges Feydeau. Como ator participou das montagens Jardim das Cerejeiras – direção Luciano Chirolli – Improviso de Comédia – direção de Débora Serretielo e Estado de Sítio, direção de Marcello Lazaratto.

Sinopse

Nesta comédia um magnata de Paris esta apaixonado pela namorada de Edegardo, um delegado fascista de uma pequena cidade no interior da Romênia. A menina por sua vez envolve-se com um ladrão. Para completar o pai da moça pretende vender uma tapeçaria antiguíssima ao magnata, mas nesse meio tempo a tapeçaria desaparece.

Texto e Direção – Leo Chacra | Elenco – Sidney Rodrigues, Mario Mathias, Gláucio Prata, Sandro Gaspahrini, Larissa Bergamo, Raquel Araujo, Liliana Junqueira, Thiago Catelani, Francisco Eldo. | Trilha Sonora e Sonoplastia – Kalau | Cenário – Flavio Tolezani | Figurinos – Atílio Beline Vaz | Iluminação – Cizo de Souza | Fotografia – Aline Biz | Programação Visual – Luciano Pedreira | Direção de Produção – Daniel Palmeira | Produção – Leo Chacra

Teatro Ruth Escobar – Sala Dina Sfat

Rua dos Ingleses, nº 289 – Bela Vista – São Paulo – SP
Telefone: 11 – 3289 2358
Período da Temporada: 25/10 a 29/11/07
Valor do ingresso: R$30,00 – inteira, R$ 15,00 – meia
Dia do espetáculo: quintas-feiras – Horários do espetáculo: 21h
Duração: 80 minutos. Faixa etária recomendada: 14 anos

Por Márcia Marques, do Canal Aberto.

Leia mais sobre o espetáculo, clicando aqui. >>>

România, o texto e a direção, pelo autor

O autor Léo Chacra fez uma viagem em sua adolescência que o fascinou e intrigou. Com seu pai viajou pela Europa Oriental de carro, que vivia nessa época o final do comunismo. Rodar por aquela região foi uma aventura, não só pelos regimes fechados que se abriam, mas também por uma guerra que se aproximava, e que eclodiu meses depois. O que chamou sua atenção foram as pequenas estradas do interior, a semelhança existente com a paisagem, arquitetura e das pessoas de Minas Gerais e São Paulo.

Essa viagem foi uma seqüência de lugares inóspitos, às vezes alegres, mas sem pompa, sem classe. As paisagens monocromáticas italianas e francesas não se repetiam na Romênia e as muitas cores da paisagem da Romênia recordavam ao autor seu país de origem, o Brasil. Léo Chacra se intrigou com o fato de regiões tão distantes do planeta terem tantas características em comum.

România, que é uma junção entre Romênia e Roma, tem estrutura de comédia e o gênero romântico mesclado com o vaudeville. Os personagens são desenhados com uma característica específica acentuada e mais uma qualidade forte como o fascista panaca, o ladrão ingênuo, a bela burrinha, a feia culta, a viúva tarada, o pai adolescente, o funcionário malandro e o magnata babaca. Na elaboração desse texto, Léo Chacra esbarrou, inconscientemente, nas comédias clássicas. A diferença é justamente ser um texto em formato clássico, mas com atmosfera de melodrama e a encenação pretende remontar os ideais dos anos 30.

Anúncios

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s