JONH GABRIEL BORKMAN | 05 de Novembro

Leituras Dramáticas do Projeto Letras em Cena acontece toda segunda-feira, sempre às 19h30, no Grande Auditório do Masp. Entrada Franca.

De Henri Ibsen
Direção de Silney Siqueira
Com Antonio Petrin, Marcio De Luca, Catita Soares, Lara Cordula e Marcelo Lahan

Sinopse:

John Gabriel Borkman é um antigo gestor bancário que, dezasseis anos antes de a peça começar, foi preso por fraude financeira. Borkman acredita que estava inocente. Tinha utilizado o dinheiro dos clientes para investir num império industrial e, antes que pudesse pagar todos os empréstimos, foi denunciado pelo amigo Hinkel, que estava apaixonado por Ella Rentheim, a namorada de Borkman na juventude.

Desde que saiu da prisão, há oito anos, Borkman tem vivido no andar de cima do imóvel pertencente a Ella. A sua mulher, Gunhild, que é irmã gémea de Ella, vive no andar de baixo, mas os dois não têm qualquer contacto um com o outro. O filho do casal, Erhart, agora com vinte e poucos anos, estuda na cidade.

Borkman nunca sai, mas, de vez em quando, recebe a visita de Vilhelm Foldal, uma das pessoas que perdeu tudo em resultado das especulações financeiras de Borkman. Foldal encoraja a convicção de Borkman quanto a haver um dia em que os funcionários do banco lhe virão pedir que regresse ao seu antigo posto de gestor bancário.

Quando era novo Borkman abandonou o seu grande amor, Ella, e acabou por casar com a irmã gémea desta, Gunhild, «em troca» da posição de gestor bancário. Quando Borkman foi preso, Ella tomou conta de Erhart e ficou muito ligada ao sobrinho. Este, porém, conheceu agora uma mulher divorciada, Fanny Wilton, e vai partir com ela e a filha de Foldal, Frida, para o estrangeiro.

No início da peça, Ella veio pedir que Erhart venha viver com ela e que aceite tomar o seu apelido. Acabou de descobrir que sofre de uma doença mortal. Borkman concorda, mas a mulher, Gunhild, recusa-se a permitir que a irmã gémea, com quem não teve qualquer contacto ao longo destes anos todos, se aproprie do filho. Há um amargo ajuste de contas entre as duas irmãs. Erhart aparece e diz que não pode viver com nenhuma das duas, nem com o pai. John Gabriel Borkman sai de casa, embrenha-se junto com Ella na noite de Invernia e morre. 

Reserve sua senha!

Para saber sobre o autor, clique>>>

O Autor:

Henrik Johan Ibsen (20 de Março de 1828, Skien, Noruega – 23 de Maio de 1906, Kristiania) dramaturgo norueguês, um dos principais expoentes do teatro realista moderno.

Um dos grandes nomes da dramaturgia mundial, o norueguês Henrik Ibsen deu uma vasta contribuição à cultura moderna, através de sua obra poca, Ibsen abordou em suas peças, há mais de um século, temas ainda atuais em nossos dias.

O dramaturgo norueguês , Henrik Ibsen (1828-1906). Frequentemente apelidado de pai do teatro moderno, as obras de Ibsen revolucionaram o desenvolvimento da técnica dramática na Europa e nos Estados Unidos da América. As suas peças continuam a gozar de popularidade hoje em dia, sendo regularmente levadas a cena em todo o mundo. As suas peças causaram escândalo na sociedade da época, quando os valores morais vitorianos da família e da propriedade eram ainda largamente predominantes e qualquer contestação desses valores era imoral e ofensiva.

Nascido e criado na Noruega, Ibsen escolheu viver no estrangeiro durante longos períodos de tempo. Ao todo, passou um total de vinte e sete anos na Itália e na Alemanha. No entanto, nunca se afastou dos seus antecedentes, recorrendo à Noruega como cenário das suas peças. Os dramas de Ibsen analisam e criticam a sociedade e o dramaturgo consegue retratar de modo magistral o conflito existencial e psicológico. As suas obras continuam a constituir a base para vasta investigação na Noruega e no estrangeiro.

Anúncios

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s