Estúdio Risco apresenta a exposição de Leopoldo Tauffenbach: Três lados da mesma moeda
Na exposição, o artista faz uma ocupação do estúdio RISCO, com a apresentação de três painéis em papel cru (de algodão prensado) 2×1 m, com estampas e desenhos. Os painéis apresentam visões particulares do artista sobre o Paraíso, o Inferno e o Purgatório, mas associando cada um como fases do próprio processo criativo.
No caso do Purgatório, temos uma espécie de síntese das outras estampas e do processo para concebê-las e executá-las, com a presentação de esboços, idéias e imagens que não só refletem a dualidade da natureza divina, mas a intensidade do processo criativo. As estampas foram realizadas utilizando-se o método de decalque de imagens realizadas em partes pelo artista. Inicialmente, ele desenhou cada uma das imagens e digitalizou-as. No computador, as imagens foram tratadas das mais diversas maneiras – foram distorcidas, reforçadas e receberam texturas e cores. Ao final, cada imagem foi impressa com o auxílio de uma impressora laser para então ser decalcada no suporte final. Este modo está de acordo com a pesquisa do artista, que investiga as inter-relações entre os modos tradicionais de estampa e o uso de tecnologias digitais. Além disso, o visitante pode ver cadernos de desenho e gravuras realizadas antes deste trabalho.
Leopoldo Tauffenbach
Nasceu em São Paulo em 1976. Formado em Artes Plásticas e Mestrando em Artes Visuais pela Unesp, sempre desenvolveu trabalhos ligados à gravura e técnicas de estampação. Foi aluno de Evandro Carlos Jardim, Norberto Stori, Joan Barbarà e Claudio Mubarac. Atualmente, dedica-se à pesquisa de novos meios de estampa com o auxílio de tecnologias e interfaces digitais.
De 10 de novembro a 8 de dezembro de 2007.
Quartas, quintas e sextas das 18h às 22h e sábados das 10h às 16h.
ESTÚDIO RISCO
Galeria Metrópole
Av. São Luís, 287, loja 4, passeio paris, Centro, São Paulo
(acesso pela Pça. Dom José Gaspar 106).
Fone: (11) 9127-0707.
email: risco6@gmail.com
Acesse o blog do estúdio Risco.
Por Márcia Marques.