INFÂNCIA E FANTASIAS | Até 09 de Dezembro

Figurinos de programas infantis da TV Cultura

Mahna! Mahna!

De “Vila Sésamo” a “Cocoricó”, a exposição “Infância e Fantasias” leva crianças e adultos a uma viagem mágica, dos anos 70 à atualidade. As crianças irão se encantar ao reconhecer as roupas de personagens de programas da TV Cultura como “Castelo Rá-Tim-Bum”. Os adultos se emocionarão ao relembrar atrações como “Bambalalão”.

Abertura do programa Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura.

“Infância e Fantasias” apresenta também um painel com imagens e croquis de figurinos. Há os “TVs Bonecos”, televisores fantasiados com as temáticas dos programas nos quais os visitantes poderão assistir alguns dos episódios mais marcantes da programação infantil da TV Cultura. O guarda-roupa do Júlio – personagem do “Cocoricó” – e o histórico pássaro Garibaldo, um dos protagonistas da série “Vila Sésamo”, transmitida em 1972, também são destaque da exposição.

Marcos Valle, compositor de todas as músicas do programa Vila Sésamo,
visita o programa e canta o tema do Garibaldo.

A mostra é um resgate da memória dos personagens da programação infantil da emissora e dos momentos de emoção e alegria vividos por pequenos telespectadores do passado e de hoje.

Professor Tibúrcio

São 40 figurinos originais de programas infantis de grande sucesso como “Bambalalão”, “Catavento”, “Castelo Rá-Tim-Bum”, Cocoricó” e “X-Tudo“, entre outros. Atores, diretores e profissionais que estiveram envolvidos nas produções dos infantis da TV Cultura participam, em diferentes dias, interagindo com os visitantes. Palestras serão ministradas aos sábados (começou no dia 20 de outubro) às 11 horas, com a participação de profissionais que trabalharam nas produções infantis da TV Cultura.

Castelo Rá-Tim-Bum – Episódio TV Mania

Castelo Rá-Tim-Bum – Episódio ‘A importância da Água’

A exposição é um estímulo à curiosidade e à imaginação de crianças e adultos, com informações que possibilitam reflexões sobre a vestimenta como extensão da personalidade de pessoas e personagens. Em televisão, a criação de figurinos é um trabalho especializado que envolve técnica e arte, conhecimento e criatividade. A mostra é ainda uma experiência a ser vivenciada por pais e filhos, professores e estudantes.

Castelo Rá-Tim-Bum – Episódio ‘Sole Mio’ – Parte III

Marcelo Oka, criador do cenário da série Castelo Rá-Tim-Bum, entre outros trabalhos, realizou a cenografia da exposição. O projeto, desenvolvido pela Fundação Padre Anchieta, é um trabalho de documentação histórica, catalogação de documentos e materiais, que contemplou ainda a recuperação de cada figurino a ser exposto. A coordenação ficou a cargo da figurinista Isabela Teles, responsável pelo setor de figurinos da TV Cultura.

Bambalalão (1986)

Você pode visitar esta exposição até o dia 09 de Dezembro. Não vá deixar para última hora!

CAIXA Cultural
Edifício Sé (Praça da Sé, 111), na Galeria D. Pedro II (térreo)
Entrada Franca
De terça a domingo, das 9h às 21h.
Informações: (11) 3321-4400

Anúncios

6 Comments

  1. quero ver hoje as 14 00 e 18 30 tv mania e importancia da agua bjs

    Osvaldo, fico alegre sempre que vejo seus comentários. Percebo que você visita o blog com regularidade e isso é muito bom!
    Abraços da darlene.

    Curtir

    Resposta

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s