HOJE, BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO NO TEATRO MUNICIPAL, GRÁTIS!

Ontem, pela primeira vez, estive no Teatro Municipal para apreciar a apresentação do Balé da Cidade de São Paulo, e não paguei nada por isso! Maravilha, não? Acontece que esta Companhia de Dança faz 40 anos de existência e está presenteando a todos com a gratuidade do espetáculo. Vale a pena conferir!

Decidi esquecer o relógio de pulso, portanto, não faço idéia de quanto tempo fiquei a admirar e com vontade de pular os limites do local em que estava para dançar junto. Claro que não fiz isso! Mas que deu vontade… Ah! Deu!

LES SYLPHEDES com o Corpo de Baile Jovem e A LINHA CURVA de Itzik Galili

Será que estrago a surpresa? Sim! Se você não quiser saber detalhes da apresentação de hoje, pule os dois próximos parágrafos e não assista o vídeo abaixo, pois é parte do espetáculo.

A Linha Curva (ITZIK GALILI – 2005), Balé da Cidade de São Paulo.
Gravação e finalização de vídeo: Osmar Zampieri.

A primeira parte do espetáculo apresenta performances de balé clássico do Corpo de Baile Jovem, com músicas eruditas e bailarinas vestidas de branco e muito tule. Lindo! Tive a sensação de estar dentro de alguma obra pictórica antiga de balé.

Depois de um intervalo de mais ou menos 10 minutos, você poderá ver um documentário sobre os 40 anos do Balé da Cidade de São Paulo e, em seguida, “A Linha Curva” (coreografia registrada no vídeo) com o Balé da Cidade de São Paulo. A música que rege a coreografia dos dançarinos compõe-se de muitos recursos de percussão, com ritmo acelerado, além de muitas interferências com voz (Dum-taraka-Dum-Dum-taraka-Dum-Dum-taraka-Dum-tá-tá-tá) que eu pensei que fossem dos próprios bailarinos no decorrer da apresentação, mas sãofeitas pelos músicos do Grupo Durum. Aliás, muito obrigada ao Fernando Schab (Grupo Durum) pela atenção e retificação desse detalhe.

Inesquecível, maravilhoso! Não só eu, mas todo o público presente vibrou muito com o espetáculo, assoviavam, exprimiam sua admiração em gritos fervorosos, até dancei sentada! É realmente visceral!

Também queria aplaudir infinitamente ao final da apresentação. Esgoelei-me dizendo “Parabéns, parabéns!”, enquanto a platéia gritava “Bravo!” e assoviavam constantemente.Fiquei com vontade de abraçar a todos e dizer a cada um deles o quanto são excelentes! Empolgação extrema!

Cara, se você não tem que estudar para alguma prova (como eu tenho!) ou não tenha alguma atividade inadiável, não perca este evento! Esteja lá a partir das 15h, horário estabelecido para a distribuição de ingressos, e garanta o seu! Além de apreciar o evento maravilhoso você vai desfrutar do prazer de estar em um lugar tão deslumbrante e luxuoso quanto o Teatro Municipal. Ah! Cada pessoa pode retirar até dois ingressos. Bacana, hein!

Anote: 17h, Balé da Cidade de São Paulo, de graça, no Teatro Municipal de São Paulo. Fica perto do metrô Anhangabaú e viaduto do Chá.

Quer saber mais?

Fabíola Lourenço e Guilherme Maranhão têm algumas fotos da Companhia publicadas no Flickr.
Entrevista com Itzik Galili, responsável pela coreografia, concepção cênica, figurinos e desenhos de luz de A Linha Curva.


Imagem publicada no site (em inglês) do Grupo Percossa, holandês, autor da trilha original de A Linha Curva. Assista aqui o vídeo do grupo.

Imagem publicada no site do Grupo Durum, responsável pela execução da música do Grupo Percossa para o Balé da Cidade de São Paulo.

Viva o Centro é um projeto de divulgação de eventos culturais no centro de São Paulo, tem jornal, revista e site, e você pode encontrar informações sobre esse evento do Teatro Municipal publicado.

Por Darlene Carvalho.

Anúncios

7 Comments

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s