FESTIVAL “É TUDO VERDADE” | Início: 26 de março, quarta-feira

Começa hoje (26/03/2008) o festivalÉ Tudo Verdade“. Este é o principal evento dedicado à cultura de filmes não-ficcionais, os documentários. Este formato, como nos outros anos, será exibido através de obras nacionais e internacionais clássicos e lançamentos – simultaneamente no Rio e em São Paulo (destaque para “Tiros em Columbine“, por exemplo, do controverso diretor Michael Moore).

O sucesso do gênero se deve pelo fato que a VERDADE (embora seja uma verdade muito particular) se mostra muito mais próxima à realidade e dos problemas da maioria de seus expectadores. Por isso, mesmo as películas com temas alheios a nossa realidade, tendem a prender nossa atenção devido ao discurso quase que imperativo e a idéia de algo muito mais palpável do que o mundo irreal e fantasioso que os filmes de hoje apresentam. Após um tempo, o documentário está de novo em voga, com bilheterias bem próximas às de filmes comerciais.

A 13ª edição do É Tudo Verdade acontecerá entre 26 de março e 6 de abril. A programação de 2008 apresentará 138 produções que serão exibidas em diversos locais: Cinesesc, Centro Culturaldo Banco do Brasil, Reserva Cultural, Cinemateca Brasileira, Galeria Olido, Cinemark Eldorado, Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural da Juventude. E o melhor: a maioria dos DOC’s são de graça.

Se depender do ano passado, este ano não deve decepcionar.

Os amantes do cinema-verdade agradecem.

Por Fernando Eduardo

Anúncios

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s