O Commune é um grupo teatral e uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que desenvolve projetos de cunho cultural e social desde janeiro de 2003. Cerca de 500 jovens de baixa renda já passaram pelos projetos desenvolvidos pelo Commune. Entre os anos de 2003 e 2005, em parceria com a UNESCO e a Secretaria do Trabalho, foi realizado um trabalho nas zonas leste e norte de São Paulo, a partir do projeto BOLSA TRABALHO. Nesse projeto os adolescentes tiveram contato com autores como Moliére, Gogol, entre outros.
Em 2006 o Commune se torna um Ponto de Cultura e passa a desenvolver o Projeto Teatro Cidadão, em parceria com o Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura. Nesse mesmo ano os jovens criam o espetáculo A Verdadeira História de Adão e Eva, com texto coletivo e direção de Augusto Marin.
Em 2007 se concretiza o Projeto Arlecchino, patrocinado pela PETROBRAS, por meio da lei Rouanet. O projeto consiste na montagem da comédia O Arlecchino de Dario Fo. Mais de 300 jovens se inscreveram para participar do projeto.
Desde o dia 19 de maio, o Teatro Commune iniciou o ciclo de encontros teatrais TeatroCidade, em que profissionais de diversas áreas ligadas ao fazer teatral do país se encontram para discutir temais atuais e relevantes como teatro de rua, formação, capacitação, incentivo e aperfeiçoamento teatral.
Houveram dois debates, primeiro O INCENTIVO À CULTURA E À FORMAÇÃO e o segundo sobre A FORMAÇÃO E SUSTENTABILIDADE DO TEATRO DE GRUPO. Serão realizados mais dois encontros! Veja a seguir.
30 de maio, sexta-feira, 20h.
O TEATRO E A CIDADE: USO DA RUA PELO TEATRO
Os teatros de rua e as manifestações teatrais em espaços públicos
Quem estará presente?
NABIL BONDUKI – Urbanista e Arquiteto
RAQUEL ROLNIK – Pesquisadora e Arquiteta
RUBENS DE MOURA – Diretor do Departamento de Expansão Cultural da Prefeitura de São Paulo
ADAILTON ALVES – Movimento de Teatro de Rua de São Paulo
AUGUSTO MARIN – Diretor do Teatro Commune
02 de junho, segunda-feira, 20h.
PROJETOS DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO TEATRAL
O teatro com ferramenta de expressividade e auto-sustentação futuraQuem estará presente?
JUCA RODRIGUES – Centro de Aperfeiçoamento Teatral (CAT) FUNARTE São Paulo
EXPEDITO ARAÚJO – Teatro Vocacional da Prefeitura de São Paulo
ADRIANO MAURIZ – Arte em Construção: Semeando Asas na Comunidade – Pombas Urbanas
AUGUSTO MARIN – Projeto Arlecchino – Teatro Commune
Teatro Commune: Rua da Consolação, 1218. Telefone: 3476 0792 / 3807 0792.
Por Darlene Carvalho, com a colaboração de Márcia Marques