Caricatura de Paulo Caruso contida no folder da programação do CCBB.
A programação PSICANÁLISE & LITERATURA traz vários escritores, artistas e psicanalistas para debaterem questões que têm como tema as afinidades entre a literatura e a teoria freudiana. Já aconteceram três eventos, tem mais três até o final do ano! Anote na agenda:
30 de Setembro
CAPITU E BENTINHO: ENTRE O AMOR E O CIÚMEAnna Verônica Mautner e Lygia Fagundes Telles.
A partir de uma leitura psicanalítica da obra-prima de Machado de Assis, Dom Casmurro, como entender o desejo, o amor e o ciúme doentio de Bentinho por Capitu?
28 de Outubro
POE E O ROMANCE POLICIALRenato Mezan e Tony Belloto.
Uma forma de pensar a relação entre psicanálise e literatura é o gênero policial, criado por Edgar Alan Poe. Podemos aproximar o analista do detetive, já que ambos estão aí para interpretar uma história que não lhes pertence e da qual têm apenas indícios?
25 de Novembro
JOYCE E O FIM DA NARRATIVA LINEARBetty Milan e Luiz Ruffato.
De que maneira os grandes escritores do século XX, em especial James Joyce, em suas obras-primas Ulisses e Finnegans Wake, utilizaram a psicanálise para criar novas formas de narração?
Não recomendado para menores de 12 anos.
ENTRADA FRANCA – com retirada de senha no dia da sessão, a partir das 10h.
Local: Cinema (70 lugares). Terças-feiras, às 19h30.
CCBB (CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL)
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro de São Paulo.
Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô.
Fone: (11) 3113-3651.
Meu apelo ao CCBB é que volte a distribuir os ingressos com uma hora de antecedência. Acho injusto começar a distribuição às 10h, não só por mim que não posso estar lá nesse horário, mas por muitas outras pessoas que não terão oportunidade de participar devido à grande demanda. Sugiro aos leitores que também manifestem suas opiniões sobre isso. Mande seu email para: e-mail: ccbbsp@bb.com.br .
Por Darlene Carvalho