Ritual Íntimo, baseado em contos de João Silvério Trevisan
Uma cama de seis metros quadrados centraliza o olhar do espectador no espetáculo Ritual Íntimo, da Cia. Filhos do Dr. Alfredo, que reestréia em São Paulo no dia 3 de outubro, sexta-feira, às 21 horas, no Teatro Satyros 1.
Em cena, essa cama vira tudo. Batizada de Cama Casa Tudo, ao longo da peça vai se transformando em bar, lavanderia, rua… Ritual Íntimo participou da última edição do instigante festival Porto Alegre em Cena – 2008, e volta a São Paulo com saldo positivo de sua passagem pela capital gaúcha.
Inspirada nos contos do livro Troços e Destroços, de João Silvério Trevisan, Ritual Íntimo é formada por nove quadros que abordam a intimidade das relações afetivas, os encontros e desencontros, a fragilidade das relações e a dificuldade do indivíduo em dar prosseguimento aos relacionamentos.
Para Marcelo Braga, que divide a direção com Marcelo Denny, a sociedade está cercada de exemplos de desamor, de dificuldades e impossibilidades na relação afetiva. “A prova disso é o vasto material que encontramos sobre o tema: livros, filmes, jornais, revistas e também em peças teatrais”, conta ele.
JOÃO SILVÉRIO TREVISAN
João Silvério Trevisan é autor de diversas obras literárias com destaque para o ensaio Devassos no Paraíso (1986), e os romances Ana em Veneza (1994, ganhador do prêmio APCA) e O Livro do Avesso, que recebeu o prêmio Jabuti em 1993. Roteirista e diretor de cinema, seus textos foram por diversas vezes encenadas nos palcos pelo Brasil. Paralelamente, colabora com os maiores jornais e revista nacionais e coordena oficinas literárias.
Nota: Ele estará presente no dia 15 de Outubro no Café Filosófico em São Paulo.
CIA. FILHOS DO DR. ALFREDO
A Cia. Filhos do Dr. Alfredo foi criada em 2001 por atores egressos da Escola de Arte Dramática – EAD/ECA/USP, com a intenção de desenvolver pesquisas de linguagens próprias ligadas ao universo da dramaturgia brasileira. Com quase sete anos de existência, a companhia já possui um repertório de espetáculos (Pelo Buraco da Fechadura – 2001, Brasil no Ar: Uma Rádio dos Anos 50 – 2003 e Sinfonia do Tempo – 2004) e vai continuar seu trabalho buscando cada vez mais desafios para a formação de uma linguagem própria, a partir de temas que se mostram interessantes ao nosso ideal de expressão.
FICHA TÉCNICA
Direção: Marcelo Braga e Marcelo Denny
Textos: Inspirados nos contos do livro “Troços e Destroços” de João Silvério Trevisan
Dramaturgia: Fábio Torres
Elenco: Lílian de Lima, Lui Strassburger, Tay Lopez, Vivian Bertocco
Cenografia e Figurinos: Marcelo Denny
Preparação Corporal: Fábio Parpinelli
Iluminação: Aline Santini
Trilha Sonora: Marcelo Braga
Coreografia: Fábio Parpinelli
Programação Visual: Marcelo Denny
Fotos: Marcelo Kahn
Produção: Marcelo Braga
Espaço dos Satyros 1 – Praça Franklin Roosevelt, 214.
Fone – 3258 6345 – Lotação – 70 lugares
Ingressos – R$20 e R$10 (estudantes)
Duração – 65 minutos
Recomendação: 14 anos
Gênero – Comédia dramática
Temporada – Sextas e sábados, 21h.
De 3 a 25 de outubro de 2008
Colaboração de Áurea Karpor e Márcia Marques do Canal Aberto.
[…] Veja o outro post sobre essa peça aqui, com os detalhes técnicos e release fornecidos pela Márcia… […]
CurtirCurtir
[…] a programação desse ano, soube da inclusão do espetáculo Ritual Íntimo (veja aqui o post sobre essa peça) que vai acontecer às 2h do dia 24 de Outubro. Andares Acima da Cia MestreMundo de Histórias […]
CurtirCurtir