Começa hoje no Centro Cultural Banco do Brasil uma mostra com todos os doze filmes existentes de um dos mais importantes cineastas do cinema mudo e percursor do expressionismo alemão, Friedrich Wilhelm Murnau ou F.W. Murnau.

Cena de Fausto, 1925 - inspirado na obra de Goethe.
A mostra exibirá os 12 filmes que restaram de uma produção de 21 – os outros estão desaparecidos – para comemorar o aniversário de 120 anos de Murnau.
“Nos filmes de Murnau, a composição das imagens, o cenário, o uso da câmera, a montagem, todos os elementos cinematográficos se juntam, criando uma rica atmosfera onde a magia e a poesia são as principais características.” CCBB
O expressionismo alemão foi uma inovação estética para a época, sua principal característica era o jogo de luz e sombra, oriundo do teatro assim como os atores. Os movimentos de câmera eram utilizados em favor dos efeitos produzidos através de holofotes, como um ator surgindo das sombras ou a iluminação de um detalhe no cenário, criando um ambiente propício aos temas dos filmes: conflitos humanos, morte, angústia da vida moderna.
Imperdível!

Nosferatu, 1922 - clássico do terror
:!: Veja a programação completa e sinopses aqui.
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL
R. Álvares Penteado, 112 – Centro – Mapa
Tel. 3113-3651
Mostra: Quarta a Domingo – De 19 a 30 de novembro
Ingressos: R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia-entrada) por sessão
[…] Leia mais deste post no blog de origem: Clique aqui e prestigie o autor […]
CurtirCurtir