NOITÃO “LADO B” NO CINE BELAS ARTES

Amanhã, 09 de Julho, é feriado e dia de ir ao Cine Belas Artes participar do Noitão que reúne dessa vez quatro filmes “lado b”, uma homenagem aos exploitation movies da década de 70, aquelas pérolas feitas para simples entretenimento, carregado no teor apelativo (sexo e violência). Dois filmes inéditos dessa programação são obras recentes, apenas inspirados no estilo “cinema b” de décadas atrás: À Prova de Morte (Death Proof), de Quentin Tarantino, e A Epidemia (The Crazies), de Breck Eisner.

O terceiro filme anunciado é a reprise Tóquio Porrada (Tokyo Fist), de Shin’ya Tsukamoto, exibido no Noitão de dezembro de 2006. E, como sempre, haverá também um filme-supresa.

Será um Noitão no melhor estilo grindhouse, o nome que se dava àqueles cinemões americanos, populares até meados da década de 80, quando o aparecimento do videocassete os levou a sumirem do mapa. Essas salas eram especializadas em exibir filmes de segunda linha, ou seja, produções baratas, com histórias absurdas que mesclavam violência, sexo (às vezes explícito), lutas marciais e ficções científicas com efeitos visuais pra lá de precários. E tinha o detalhe de que as cópias (em película, claro) eram, numa só palavra, podres! Era muito comum arrebentarem durante as sessões e os arranhões nos fotogramas faziam parte da cultura. Isso explica os “defeitos especiais” impressos no acabamento visual de À Prova de Morte. Estão lá os arranhões, as cenas escuras (ou escurecidas), os chiados…Enfim, toda uma sujeira cuidadosamente fabricada. Mas, além disso, o enredo do filme faz jus ao que se pode chamar de um autêntico “filme b”. Grande fã do gênero, Tarantino misturou vários elementos típicos dos “clássicos” que ele próprio assistiu ao longo de sua formação como cinéfilo e cineasta. Temos aqui mulheres fatais, carros com vida própria e um homem misterioso, um dublê capaz de coisas, literalmente, impossíveis ao volante. Mas, acreditem, isso tudo deu muito certo. Tarantino, mais uma vez, sabia o que estava fazendo e não decepcionou.

A Epidemia, no entanto, é a refilmagem de uma obra de George Romero, um dos nomes mais representativos desse nosso tema, realizador do antológico A Noite dos Mortos Vivos (1968). O original, de 1973, chama-se O Exército do Extermínio, e a história revisitada é sobre um estranho acontecimento que leva a população de uma cidadezinha americana ao mais completo e aterrorizante caos. Esse desespero todo é intensamente vivido por um casal que, sem saber o que está havendo, tenta se proteger daqueles que antes eram simples conhecidos, vizinhos inofensivos, agora transformados em perigosos assassinos, que matam uns aos outros sem nenhum motivo, dispostos a destruir tudo o que encontram pela frente. O responsável pela releitura, Breck Eisner, ainda é um cineasta de poucos filmes, mas que já teve pelo menos um deles lançado no Brasil: Sahara, de 2005, com Penélope Cruz e Matthew McConaughey nos papéis principais.

Para enriquecer ainda mais o cardápio desse Noitão, haverá a reapresentação de Tóquio Porrada, assinado pelo mestre do exagero e do humor bizarro, o japonês Shin’ya Tsukamoto. A ação desse filme começa quando um jovem executivo visita uma academia de boxe e lá encontra um antigo desafeto, um sujeito incômodo, que invade a sua vida, forçando intimidades, até dar em cima de sua noiva. Ela, até então uma mocinha suave e de gestos elegantes, resolve se transformar numa fera das artes marciais, só para dar uma boa surra no sujeito mala que chegou para lhe tirar do sério. Puro sadomasoquismo.

Entre as sessões do Noitão, todos os espectadores participam de sorteios de brindes (DVDs, camisetas, livros e ingressos exclusivos do Belas Artes) e ao final do último filme é oferecido um café da manhã para todos os “sobreviventes”.

O quê?

Noitão “Lado B” no Cine Belas Artes

Quando?


Sexta-feira, 09 de julho, a partir das 23h50.

Quanto?

Ingressos: R$ 18,00 (estudantes e idosos pagam meia-entrada), à venda a partir das 14h da quinta-feira (véspera do evento). Para sua maior comodidade, adquira seu ingresso pela internet.

Onde?

Cine Belas Artes

Rua da Consolação, 2423

Tel.: 3258-4092

Por Darlene Carvalho
(Release Belas Artes)

Anúncios

2 Comments

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s