TEATRO DA VERTIGEM – PROJETO NOVOS ENCENADORES

No dia 28 de abril de 2011, o Teatro da Vertigem inicia a primeira edição do projeto Exercícios Cênicos – Estímulo a Jovens Encenadores, a ser realizado em sua sede na Rua Treze de Maio, 240, Bela Vista, em São Paulo. O projeto conta com o patrocínio da Petrobrás, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.

O objetivo é dar voz e vez aos jovens recém egressos das Universidades, àqueles que, findo o curso de Direção Teatral, estão ávidos por colocar em prática o que o meio acadêmico lhes proporcionou. “A idéia é fazer um experimento cênico, fazer essa ponte com a Universidade, e nesse primeiro momento com os recém-formados da graduação da ECA/USP. A intenção é que o projeto seja anual”, diz Antonio Araújo, diretor do Teatro da Vertigem.

Os diretores convidados Maurício Perussi, Rodrigo Batista e Carolina Mendonça têm como característica comum a idade inferior a 30 anos. A partir desse mote criaram o Campeonato Sub-30, nome que a tríade deu a essa edição do projeto, e lança também o Submanifesto, uma ironia que joga luz às dificuldades de se iniciarem no meio artístico profissionalmente.

RASCUNHO DO SUBMANIFESTO

Caminhar pelo terreno acidentado da cultura dando igual atenção às relevâncias e às depressões.
Não há como colher frutos inéditos semeados pela cultura.
Não se pode produzir apenas obras excelentes.
Não compensar a criação artística com objetos de natureza não artística.
Não temer o mercado, pois ele, até onde se sabe, não existe.
Mirar o público e errar o alvo.
Temer a homogeneidade resultante da diversidade.
Sofrer de inadequação orçamentária.
Não depender do interesse público nem do desinteresse privado.
Buscar incentivo fora das leis.
Respeitar a cota de inviabilidade das obras artísticas.

Assim fal(h)ou SUB-30.

O Quê? Quando?

Teatro da Vertigem — Projeto Novos Encenadores

Família Vende Tudo


De 28 de Abril a 08 de Maio de 2011.
Quinta a sábado às 21h, domingos às 19h.
Duração: 30min.
Recomendação: 16 anos

Os últimos instantes na propriedade de Liubov Andreievna são celebrados. É maio: temporada de dança e números musicais. Devem todos comemorar. O compasso do tempo sugere uma nova ordem enquanto a comemoração camufla a espera. Não existe mais lugar para a prostração dos corpos. O jardim das cerejeiras está vendido.

Ficha técnica
Direção: Rodrigo Batista. Adaptação e dramaturgia: Bruno Caetano. Iluminação: Luana Gouveia. Direção de arte: Paola Lopes. Elenco: Liubov – Júlia Moretti, Gaiev – Eduardo Azevedo, Ánia – Júlia Burnier, Vária – Beatriz Limongelli, Lopakhin – Bruno Moreno e Trofimov – Tiago Luz.

Rodrigo Batista é formado em direção teatral pela Universidade de São Paulo. É diretor do [pH2]: estado de teatro e dirigiu os espetáculos Manter em local seco e arejado e Mantenha fora do alcance de crianças, com estreia prevista para junho no Centro Cultural São Paulo. Atua como assistente de direção do espetáculo Inventário Inacabado com Isabel Teixeira.

Valparaiso, um esboço


De 12 a 22 de Maio de 2011.
Quinta a sábado às 21h, domingos às 19h.
Duração: 30min.
Recomendação: 16 anos

Um homem de negócios teve o desprazer ou a sorte de ir em direção ao destino errado. A desventura de Michael Majeski, de sair do caminho traçado pelo seu itinerário e acabar no lugar errado (o que não quer dizer que ele tenha se perdido) acaba despertando o interesse da mídia. Como alguém pôde cometer um erro tão crasso? Quando foi que ele se deu conta? Ele não percebeu que estava sendo levado para a cidade errada? Por que ele estava indo para Valparaiso? De qual Valparaiso estamos falando? O que aconteceu exatamente? Um total de 140 entrevistas durante 4 dias e meio em 3 cidades e meia (ao menos é o que nos conta Lívia, sua esposa), Majeski é forçado a repetir diversas vezes a sua trajetória diante das câmeras em uma colagem de impressões fragmentárias.

Ficha Técnica
Direção: Carolina Mendonça. Elenco: Bruno Freire, Fernanda Raquel, Julia Rocha e Leandro Berton.

Carolina Mendonça é formada em artes cênicas pela ECA-USP 2008. Entre seus trabalhos recentes destacam-se: a performance h-i-d-r-a, com Pensamento Hidra, selecionada para a Quadrienal de Praga (jun/2011); a performance ‘Muro em Diagonal – Metáforas Espaciais com Experiência Concreta’, com Bruno Freire, na Verbo 2009 e a instalação ‘Vending Machine’ na Verbo 2007, com Tainá Azeredo, ambas na Galeria Vermelho. Dirigiu os espetáculos “Belas Adormecidas” (2005) basedo em livro homônimo de Yasunari Kawabata e o espetáculo “Sem Título, 2006”.

O Problema do Carteiro Chinês


De 26 de Maio a 05 de Junho de 2011.
Quinta a sábado às 21h, domingos às 19h.
Duração: 30min.
Recomendação: 16 anos

Baseado em três séries fotográficas do artista chinês Malleon, O Problema do Carteiro Chinês revela a trajetória da figura romântica de um carteiro perdido entre as ruínas de suas lembranças. Em busca dos destinatários de correspondências desencontradas, o protagonista se vê num labirinto sedutor em que fantasia e realidade se confundem.

Ficha Técnica

Direção: Maurício Perussi.
Elenco: Francisco Lauridsen (O Carteiro Chinês), Luisa Nóbrega (Perséphone), Marco Biglia (O Homem dos Casais), Sofia Bito (A Mulher dos Casais), Quel Morales (A Mãe do Carteiro). Sonoplastia: Miguel Caldas. Cenografia e Figurinos: Amanda Antunes. Iluminação: Grissel Piguillem.

Maurício Perussi
Formou-se em Direção Teatral pela Escola de Comunicações e Artes ECA/USP (2008). Formou-se profissionalmente como ator no Teatro Escola Macunaíma (1998/2001). Dirigiu espetáculo “Natália, Nathália” (2005/2006) criado em Processo Colaborativo, orientado por Antônio Araújo. Escreveu e dirigiu o espetáculo “Nathália, Noturna” (2008) orientado por Maria Thais, dirigiu o espetáculo “Sobre Esta Cidade” (2009/2010), também criado em processo colaborativo além da leitura dramático do texto “Fome de Notícia” (2010) de Evaldo Mocarzel.

Patrocínio do grupo: Petrobras.


Quanto?

Entrada Franca. 50 lugares.
Retirada de senha com 1h de antecedência.

Onde?

Sede do Teatro da Vertigem
Rua Treze de Maio, 240 – 1º andar. Bela Vista – São Paulo.
Telefone: (11) 3255 2713

Colaboração de Teatro da Vertigem e Canal Aberto


Anúncios

One Comment

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s