“ME LEVA” NO SESC SANTO ANDRÉ

Foto: Silvia Machado

O bailarino Lourenço Homem apresenta no SESC Santo André a sua peça coreográfica “Me Leva”. O espetáculo faz parte da programação de comemorações do mês da Consciência Negra dentro do Projeto “Tons Urbanos”. A entrada é gratuita.

Lourenço Homem concebeu “Me Leva” ao retornar ao Brasil em 2008, após viver por 15 anos na Alemanha. Dedicado a seu pai, o espetáculo utiliza técnicas de balé clássico, técnica release e dança-teatro e traz à cena uma coleção de lembranças particulares transformadas em movimentos de dança. Ancestralidade, espiritualidade e sexualidade são questões ligadas ao universo biográfico humano e presentes nas cenas que se entrelaçam por fazerem parte do mesmo contexto – o corpo do artista.

“O povo brasileiro, por excelência, é híbrido. Pertence a uma realidade de misturas. Levamos e deixamos que nos levem. Seja por onde for, o trânsito se estabelece como a forma principal de troca de elementos, de fluidos, de línguas e de informações”, explica Lourenço.

“Me Leva” é um momento de intimidade revelada. É um olhar pela fresta da transitoriedade. É o relato experiencial de um artista contemporâneo.

Foto: Silvia Machado

Quem é Lourenço Homem?

Nos anos 80, Lourenço Homem iniciou seus estudos em dança na escola de ballet Ismael Guiser, teve como mestre de balé clássico Patty Brown. Posteriormente, trabalhou nas companhias: Cia. Casa Forte, Cisne Negro, Grupo Boi Voador e Teatro Oficina Uzyna Uzona, onde atuou em “As Bacantes”, com direção de José Celso Martinez Corrêa.
Em 1994, foi bailarino no Balé Teatro Castro Alves (BTCA) de Salvador, no qual trabalhou com Luis Arrieta e participou de turnês na Alemanha e em Israel.
Depois de sua estadia no BTCA, mudou-se para a cidade de Berlim. Nos primeiros anos na Alemanha pôde entrar em contato com importantes criadores – a coreógrafa Sasha Waltz e o maestro Daniel Barenboim com quem trabalhou na ópera “Aida”.
Em 1998, encenou “Porgy and Bess” de George Gershwyn com a  Filarmônica de Viena, em Bregenz/Áustria.  Em 1999, tornou-se integrante da companhia Deutsches National Theater (Teatro Nacional Alemão), com direção de Ismael Ivo – coreógrafo e atual diretor da Bienal de Dança de Veneza. Nessa época, também compartilhou a cena com: Ana Mondini, Márcia Haydée, Koffi Koko, Umberto da Silva e Yoshi Oida, com quem atuou em “As criadas” de Jean Genet.
A partir de 2000, transitou na cena de dança contemporânea alemã com solos em parceria com Key Sawao. Foi contemplado pelo governo alemão com o prêmio “Hauptstadtkulturfonds” (financiamento federal alemão voltado às manifestações culturais).
Fundou a Cia. Lourenço Homem que produziu consecutivamente os espetáculos: “Over Seas”, “Turbo” e “Benefitz”, o último em coprodução com Alexandra Kamp.
Em 2008, voltou ao Brasil e no ano seguinte estreou “Me leva”, primeiro trabalho solo em território brasileiro, apresentado no Festival de Dança de Ourinhos, na Mostra de Dança e Filosofia do Mosteiro São Bento e no Sesc Pinheiros, como parte da mostra “Solos Urbanos”.
Atualmente, ministra aulas de técnica “ballet release” na Cia. Borelli e workshop’s na Oficina Cultural Oswald de Andrade e na Galeria Olido.

Ficha Técnica

Concepção, coreografia e figurino: Lourenço Homem
Luz: Décio Filho
Músicas e intérpretes: “Norma”- Maria Callas; “He Shiva Shankara!” – Nina Hagen; “It´s impossible” – Vierte Heimat; “Caminho das Águas” – Maria Rita, “Für mich solls Rote Rosen regnen” – Hildegard Knef

O Quê?

Espetáculo “Me Leva”
Duração: 25 minutos

Quando?


Sexta-feira, 11 de Novembro de 2011, às 21h.

Quanto?

Grátis.
Lotação: 50 lugares

Onde?

SESC Santo André
Endereço: Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo André – SP (mapa)

Por Darlene Carvalho
Colaboração de Débora Toledo

Anúncios

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s