
Cartaz: Giovani Castelucci
LIMIARES é um projeto onde um grupo de artistas explorou os limites entre o musical e o sonoro, estimulando novos caminhos para pensar e fazer música. Nesta primeira edição, eles lançaram 3 álbuns virtuais com abordagens diferentes, envolvendo o uso de instrumentos não-convencionais, modos não-convencionais de se tocar instrumentos mais tradicionais, uso de recursos eletrônicos ao vivo, jogos entre um rigor estrutural e formas mais abertas (improvisação e partituras indeterminadas), etc.
Tive o privilégio de fazer parte do projeto desenvolvendo as capas dos álbuns e cartazes de lançamento (inclusive o que ilustra esse post), e acredito que a apresentação que ocorrerá no próximo sábado, 17/03/2012, na praça Victor Civita, será uma experiência bastante interessante e curiosa.
A primeira apresentação de Limiares ocorreu no Parque Lage, no Rio de Janeiro e contou com a participação de integrantes de todos os álbuns gravados. Esta apresentação contará com a presença de Alexandre Fenerich, do Duo N-1 com a obra “Marulho Oceânico”. Também se apresentarão no sábado o Duo Henrique Iwao-Mário Del Nunzio, que juntamente com o convidado Lucas Araújo (contrabaixo elétrico) farão uma sessão de Improvisação Livre; e Valério Fiel da Costa, que junto com outros músicos apresentará a obra “Sereias”.
Mais informações sobre a apresentação podem ser obtidas no blog do Ibrasotope, núcleo de música experimental idealizador do evento, e no blog da Praça Victor Civita.
Os três álbuns podem ser ouvidos e baixados gratuitamente no site do projeto: www.limiares.com.br
Até lá!