INSTITUTO POMBAS URBANAS LANÇA PROJETO INOVADOR EM CIDADE TIRADENTES

 

 

Com duração de dois anos, o projeto “Cooperativa de Artistas” prevê a estruturação de

uma cooperativa composta por jovens artistas de Cidade Tiradentes, Zona Leste de São

Paulo.

INSTITUTO POMBAS URBANAS LANÇA PROJETO INOVADOR EM CIDADE TIRADENTES

 

Sábado, dia 26 de abril, às 19h, o INSTITUTO POMBAS URBANAS realiza o lançamento do Projeto ”COOPERATIVA DE ARTISTAS – PRODUZINDO CAMINHOS SUSTENTÁVEIS PARA A VIDA!” patrocinado pela empresa Petrobrás. O evento, além da apresentação oficial do projeto, contará com uma série de atrações artísticas seguidas de um coquetel.

O projeto tem por objetivo principal a emancipação dos coletivos artísticos formados pelo Instituto Pombas Urbanas nos seus 10 anos de atuação em Cidade Tiradentes e está elaborado sob os eixos: qualificação profissional e garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Para tanto, o propõe a estruturação de uma “Cooperativa de Artistas” visando a profissionalização dos grupos: Núcleo Teatral Filhos da Dita, Cia Teatral Aos Quatro Ventos e Grupo de Circo-Teatro Palombar compostos por jovens moradores do bairro Cidade Tiradentes, periferia leste do município de São Paulo. Também com objetivo de qualificação profissional será desenvolvido gratuitamente, o curso de “Gestão Cultural” com os módulos “Empreendedorismo cultural”, “Comunicação cultural”, “Elaboração de projetos culturais” e “Estratégias de sustentabilidade na área da cultura” aberto ao publico de toda a cidade.

A fim de contribuir para a democratização do acesso a formação e produção artística serão oferecidas oficinas de iniciação as linguagens de Teatro e Circo beneficiando crianças e jovens de 07 a 29 anos, além da circulação do repertório dos coletivos envolvidos no projeto, que realizarão 30 apresentações no bairro e por outras regiões da cidade. Estima-se que com estas ações mais de 3.000 pessoas serão beneficiadas.

O lançamento oficial do projeto no dia 26 de abril, contará com diversas atrações artísticas e terá a presença de representantes do setor público e privado, que participarão desta importante cerimônia institucional.

O Instituto Pombas Urbanas é uma organização cultural sem fins lucrativos que tem por missão promover o desenvolvimento de Cidade Tiradentes (Zona Leste de São

Paulo), através da arte, de suas raízes culturais e da capacidade transformadora do Sobre Cidade Tiradentes: Construído como um bairro-dormitório, esse território alcançou significativos avanços nos últimos anos, por conta da intensa mobilização social de suas lideranças comunitárias. Há uma intensa gama de produtores culturais locais e uma grande diversidade cultural, pois seus habitantes são oriundos de todas as regiões do país.

SOBRE O INSTITUTO POMBAS URBANAS

Formado a partir de uma experiência prática de fazer artístico com jovens da periferia de São Paulo, a história do Instituto Pombas Urbanas tem início em 1989, quando o diretor Lino Rojas inicia um projeto de formação com adolescentes de São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo. Deste processo nasce o grupo Pombas Urbanas. Desde então, o processo artístico desenvolvido parte do reconhecimento dos jovens atores de suas raízes étnicas e culturais, para encontrarem sua poética e construírem uma linguagem e uma dramaturgia teatral que expresse de forma coerente seu contexto humano e social. Num processo de aprendizado distante do ensino escolar tradicional, o Instituto Pombas Urbanas elaborou um sistema próprio e auto-sustentável de organização que tem o jovem como protagonista de suas ações, utilizando o conhecimento que o jovem traz de sua experiência de vida e refletindo sua visão de mundo. Em sua prática, construiu um amplo conhecimento que tem sido transferido na formação humana e capacitação técnica para o fazer artístico, na elaboração e execução de projetos para comunidades de baixa renda, na assessoria para criação de programas, projetos e ações para o jovem.

Desde 2004 está inserido no maior complexo habitacional da América Latina, o bairro Cidade Tiradentes, localizado a 35 km do marco zero da capital paulista. Atualmente realiza projetos nas diversas áreas artísticas, mas tem como foco o TEATRO. Realiza também uma programação cultural em sua sede, o Centro Cultural Arte em Construção que recebe anualmente mais de 20.000. O Instituto Pombas Urbanas, dialoga com outros atores sociais e acredita num efeito potencial ao realizar ações integradas entre Arte, Saúde, Educação, Meio Ambiente. Tem ativa participação em Fóruns, Seminários, Palestras e Redes nacionais e internacionais. Promove ações de intercâmbio e potencializa as capacidades dos jovens, para que pensem em projetos coletivos para o bairro. Possui grande reconhecimento pelo trabalho artístico de 25 anos do grupo Pombas Urbanas e pelo trabalho que vem desenvolvendo em Cidade Tiradentes e que acarretou o recebimento de vários prêmios, entre eles:Itaú Unicef – Todos pela Educação (2007) pelo projeto Canto das Letras, Ponto de Mídia Livre (2009) pela Rádio de Rua, realizada pelo Coletivo de Comunicação Comunitária, Estímulo Flávio Rangel / FUNARTE na categoria Consolidação de Pesquisa de Linguagem Cênica (1997), FEPAMA – Festival de Teatro Amador da Cidade de São Paulo (1991), nas categorias: Melhor Pesquisa de Linguagem Cênica, Espetáculo, Atriz, Revelação de Ator e Revelação de Atriz.

cooperativadeartistas

O Quê?

Lançamento do Projeto Cooperativa de Artistas — Produzindo caminhos sustentáveis para a vida (Instituto Pombas)

Atrações artísticas + coquetel \o/

 

Quando?

Sábado, 26 de Abril de 2014, 19h (até 22h aproximadamente).

 

Quanto?

Entrada Franca.

 

Onde?

Centro Cultural Arte em Construção

Av. dos Metalúrgicos, 2100, Cidade Tiradentes, São Paulo.

Telefone: (11) 2285-7758

 

→ Curta a página do Centro Cultural Arte em Construção no Facebook!

 

Publicado por Darlene Carvalho

Colaboração de Fernanda Echuya

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s