PROJETO CLÁSSICOS EM CENA — SHOW INSTRUMENTAL GRATUITO DO GRUPO AUM

Repertório que passeia entre e o erudito e popular define o show instrumental que integra o calendário do Projeto Clássicos em Cena

No domingo, 22 de junho, às 11h, a Praça Victor Civita recebe o Grupo AUM. O show, gratuito, integra o calendário do projeto Clássicos em Cena, que, pelo quarto ano consecutivo, promove apresentações de música erudita no quarto domingo de cada mês com comentários do maestro Parcival Módolo, visando aproximar o público desta linguagem.

Com 16 anos de carreira, o AUM, que é conhecido em todo o País por seu abrangente repertório que passeia entre e o erudito e o popular, está celebrando, em 2014, Bodas de Turmalina. E, em ritmo de comemoração, lança o CD “Turmalina” com obras de compositores contemporâneos  característica do grupo –, de variadas gerações e estilos, promovendo uma espécie de simbiose de música instrumental brasileira e erudita. Em outras palavras, como define o maestro Julio Medaglia, “trata-se de pesquisadores irrequietos, que estão sempre fundindo seus timbres a repertórios e ideias as mais aparentemente incompatíveis”.

Exemplo disso é o que o público poderá ouvir na Praça. No palco, os músicos brindarão a plateia com preciosas execuções deMantiqueira”, de Nelson Ayres, e de peças consagradas, como Mulher Rendeira” (Zé do Norte), “Lampião de Gás/Tristeza do Jeca” (Zica Bergamini/Angelino de Oliveira) e o arranjo Toca Adoniran!” (Trem das Onze”/”Samba do Arnesto”/”Tiro ao Álvaro”). Além disso, tocarão um aguardado pout pourri de Chiquinha Gonzaga e, como não poderia faltar, algumas composições de Edmundo Villani-Côrtes (o grupo também é reconhecido como intérprete por excelência deste autor).

Formado em 1997 por Arlete Tironi Gordilho e Liliana Bertolini (flauta), com o objetivo de apresentar repertório variado do barroco ao contemporâneo, aos poucos o AUM foi congregando mais músicos e autores. Estes, além de fornecer suas partituras, participavam ativamente dos ensaios, gravações e apresentações. Além das fundadoras, a formação atual inclui Hélcio de Latorre (flauta e flautim), Gilson Barbosa (oboé/corne inglês), Clóvis Camargo (contrabaixo) e Nath Calan (percussão/vibrafone).

SOBRE A PRAÇA VICTOR CIVITA

Projeto pioneiro na América Latina, inaugurada em 2008, a Praça Victor Civita é resultado da iniciativa do Grupo Abril em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, o Itaú, a Even Construtora e a Petrobrás.

A partir de um espaço com aproximadamente 14 mil metros quadrados e área verde com cerca de 80 árvores, a Praça oferece à população um espaço que propõe uma reflexão acerca da preservação ambiental. Também abriga o Prédio do Incinerador, instalado no antigo incinerador de Pinheiros, e desenvolve atividades de educação socioambiental, com cursos, palestras e visitas escolares, além de localização privilegiada e de fácil acesso através de transporte público ou carro.

A Praça Victor Civita, cuja capacidade máxima é de 1.500 pessoas, dispõe de um palco para espetáculos com arquibancada coberta e 290 lugares, onde ocorrem apresentações musicais, passando pelo rock, samba e música clássica, também espetáculos circenses, aulas de arte, yoga e pilates, além de atividades no centro de convivência para a terceira idade (CIIPE). O projeto foi implementado a partir da iniciativa de reviver uma região degradada pelo acúmulo de detritos ao longo dos anos, uma vez que, entre os anos de 1949 e 1989, o espaço funcionou como centro de processamento de resíduos urbanos.

Dentro das normas técnicas de acessibilidade, a área conta com uma exposição permanente sobre as formas, materiais e tecnologias empregadas no tipo de reabilitação ambiental do terreno. Além disso, a Praça Victor Civita conta com soluções arquitetônicas de reuso de água, economia energética e projeto paisagístico educativo.

A Praça Victor Civita é aberta diariamente, das 6h30 às 19h, e toda a sua programação é gratuita. Para visita de grupos escolares é necessário agendamento.

Divulgação de atividades no site (faça o cadastro no site para receber a newsletter da programação), twitter e facebook

O Quê?

Grupo AUM

Censura: livre

Quando?

Data: 22/6 (domingo)
Hora: 11h

Quanto?

Ingresso: gratuito

Onde?

Praça Victor Civita

Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros

Outras informações: (11) 3031-3689 ou

*A apresentação acontece no palco da Praça, com arquibancada coberta para 290 e a capacidade total da praça é de 1.500 pessoas. Não é necessário retirar ingressos com antecedência. Acesso para deficientes.

Colaboração de João Jacques – Baobá Comunicação

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s