BANDA DE PÍFANOS EM SÃO PAULO NESSE FINAL DE SEMANA!

Turnê Mestre Zé do Pife e as Juvelinas chega a São Paulo

De Brasília a São José do Egito, grupo parte ao encontro de grupos tradicionais e das raízes do mestre Seu Zé

Seu_Ze_Turne_São_Paulo

Mestre Zé do Pife e as Juvelinas, tradicional banda de pífanos formada em Brasília, está viajando pelo Brasil. Entre 15 de julho e 8 de setembro, o grupo sai do DF para passar por três estados com a circulação musical “De Brasília a São José do Egito”. O pouso final da caravana, que já movimentou grupos e comunidades de Pernambuco e Ceará, será em Campinas e São Paulo capital.

Ao passar por três estados e pelo DF, a ideia é trocar saberes e experiências no encontro com grupos tradicionais e oferecer apresentações, cortejos e oficinas. O resultado esperado é a comunhão com os grupos anfitriões e a população das cidades visitadas. Uma jornada não apenas de apresentações culturais e pesquisa, mas também de resgate e de divulgação da cultura popular brasileira.

Mestre Zé do Pife e as Juvelinas pousa em Campinas entre 28 de agosto e 1º de setembro, onde se encontrará com o grupo local Flautins Matuá. Será um intercâmbio sobre a pesquisa do pife em uma roupagem contemporânea. De 2 a 7 de setembro, a turnê “De Brasília a São José do Egito” se despede da estrada na capital paulista, onde encontrará a tradicional Banda de Pífanos de Caruaru, formada há 87 anos pela família pernambucana Biano, atualmente radicada em SP.

De volta para casa, Mestre Zé do Pife e as Juvelinas pretende trazer para o público brasiliense um pouco da experiência adquirida durante o intercâmbio com as bandas tradicionais de pífano do nordeste e sudeste do país e de todo o aprendizado com a população de cada região. Pela capital federal também serão realizados shows e oficinas.

Seu_Ze_Juvelinas-Foto_Alan_Shivas

Turnê Nacional

Em julho, a turnê realizou a primeira parada em São José do Egito (PE), cidade natal de Seu Zé. Lá, encontraram a Banda de Pífano de Riacho do Meio, que é a última banda de pife viva na cidade, liderada por Seu Zeca, irmão e pareia de Seu Zé. O grupo realizou apresentações e oficinas de confecção e toque do pife em escolas, para estimular a cultura popular na raiz: as crianças. No Cariri e Crato (CE), passou entre 25 de julho e 02 de agosto. Berço de muitas bandas cabaçais e de pife tradicionais, encontraram por lá o “Reisado dos Irmãos” e o centenário grupo “Irmãos Aniceto”.

A turnê “De Brasília a São José do Egito” surge para realizar o (re)encontro com a origem da linguagem da banda de pífano. Essa circulaçãonacional dá continuidade ao trabalho desenvolvido em 2012 no Distrito Federal, no qual Mestre Zé do Pife e as Juvelinas vivenciou trocas e apresentações conjuntas com quatro grupos representantes da cultura popular do DF: Mambembrincantes, Martinha do Coco, Sivuquinha do Acordeon e Casa Moringa.

Leia a entrevista do grupo aqui.

Turne_Seu_Ze_Juvelinas-Foto_Chico_Furtado

Sobre o Mestre e as Juvelinas

Natural de São José do Egito (PE), Mestre Zé do Pife, também conhecido como Seu Zé, é tocador e fabricante de pife há 50 anos. É também compositor de versos e aboios de vaqueiros. Quando jovem, trabalhou como lavrador e na construção civil. Radicado em Brasília há mais de 20 anos, formou em 2007 a banda de pífanos Mestre Zé do Pife e as Juvelinas, agregando jovens mulheres que conheceu em suas andanças pela capital federal. O grupo entende que a cultura nordestina é raiz fundante da identidade brasiliense e brasileira e, por isso, busca sua difusão e atualização através de projetos, apresentações e oficinas.

Na estrada do Mestre, consagrado pelo povo e pelo Prêmio Culturas Populares e Ação Griô Nacional (MinC), já são dois CDs: “Zé do Pife: de avô para neto” (2008) e “De Brasília a São José do Egito” (2010). Em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), Seu Zé ministra desde 2007 oficinas de pífano semestrais, dentro da Universidade. Foi lá que começaram os encontros com as juvelinas: Valéria Lehmann (pífano, rabeca e voz), Kika Brandão (pífano e voz), Maísa Amorim (pífano e voz), Naira Carneiro (pífano, sanfona e voz), Luciana Bergamaschi (triângulo e voz), Andressa Ferreira (caixa, violão e voz), Isa Flor (zabumba e voz) e Gutcha Ramil (pratos, violino e voz).

Para saber mais e acompanhar o diário de bordo da circulação de Mestre Zé do Pife e as Juvelinas, é só acessar: www.zedopifejuvelinas.com.brwww.facebook.com/zedopife.

O Quê?

Mestre Zé do Pife e as Juvelinas

Quanto?

Grátis.

 

Quando? Onde?

06/09, às 19h.

    Centro Cultural Adamastor – Cortejo e Show
    Endereço: Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo – Guarulhos (SP)

07/09, às 16h – Show com a Banda de Pífanos de Caruaru
    Apresentação no Centro de Tradições Nordestinas, com a Banda de Pífanos de Caruaru
    Endereço: Rua Jacofer, 615, Bairro do Limão – São Paulo (SP)

Colaboração de Keyane Dias

 

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s