Sesc recebe Laerte para bate-papo sobre a dimensão política do humor
No encontro, cartunista falará sobre humor, política e liberdade de expressão.
Vivemos na era do imediatismo, bombardeados por informação que surge a todo instante. Mas no meio de tanta coisa, há determinados assuntos que merecem especial atenção e não podem esperar para serem discutidos. Pensando nisso, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo criou o “Em cima da hora”, proposta que pretende convidar importantes nomes para debater assuntos do momento. A cartunista Laerte é a primeira convidada e o tema não poderia ser mais atual e propício: A dimensão política do humor. O encontro acontece no dia 4 e é gratuito mediante inscrição.
Os atentados a jornalistas da revista francesa Charlie Hebdo causaram indignação geral. Apesar do repúdio à violência, muitos afirmam que a revista não tinha o direito de usar do humor e do jornalismo da forma como fazia. Controvérsias à parte, a revista Charlie Hebdo e cartunistas como o francês Georges Wolinski, assassinado no ataque, influenciaram muitos cartunistas brasileiros. No encontro, Laerte comentará sobre essa influência e sobre o atentado à revista. Falará também sobre o papel político de cartunistas e humoristas.
Laerte Coutinho é uma das criadoras da revista em quadrinhos Balão e da empresa Oboré. Publicou em veículos como O Pasquim, O Bicho, O Estado de S. Paulo e Folha de São Paulo. Editou a revista Piratas do Tietê, o mesmo nome da tira diária que produz. Participou da redação dos programas TV Pirata, TV Colosso e Sai de Baixo. Ano passado ganhou uma retrospectiva de sua obra no Itaú Cultural, na chamada Ocupação Laerte.
O QUÊ?
A DIMENSÃO POLÍTICA DO HUMOR
QUANDO?
04/02, quarta, 19h30 às 21h30.
QUANTO?
grátis (mediante inscrição)
Inscrições: pelo site http://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/a-dimensao-politica-do-humor ou nas unidades do Sesc em São Paulo
ONDE?
Centro de Pesquisa e Formação do Sesc
Rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4º andar, (prédio da FecomércioSP)
Informações: (11) 3254 – 5600
Colaboração de Paulo Dias / Sesc | Publicado por Darlene Carvalho