HISTÓRIAS DA MEIA-NOITE

A J.Gar.Cia Dança Contemporânea, uma das mais ativas e conhecidas companhias de dança da cidade de São Paulo, comemorará seus 10 anos de existência com uma série que contará com mais de 60 espetáculos, que se iniciarão em fevereiro de 2015 e irão até meados de junho de 2016. Uma das características da J.Gar.Cia é manter o desenvolvimento de suas obras ­ sejam elas estréias ou espetáculos já apresentados,­ por isso optou por fazer uma remontagem de diversos espetáculos já apresentados, além de um experimento em cena que será realizado em agosto deste ano e uma estréia prevista para maio de 2016.

historias.meia.noite.3

Para dar início às comemorações, será apresentado o espetáculo Histórias da Meia Noite​, obra inspirada em alguns contos de Machado de Assis como A Parasita Azul, Ernesto de Tal e Ponto de Vista, que abordam como assunto nossas mazelas éticas, políticas e sociais. Mesclando técnicas de Capoeira de Angola e Aikidô às técnicas da dança contemporânea, a coreografia traz uma delicadeza poética e uma plasticidade singular e instigante.

As apresentações de Histórias da Meia-Noite ocorrerão de 19/02 a 02/03/2015. Todas as apresentações ocorrerão na Capital 35​. Este espaço vem se tornando um importante centro de atividades culturais relacionadas à dança, teatro, música, artes plásticas e outras linguagens artísticas. O ponto ­chave é o intimismo que o espaço proporciona: uma casa antiga e charmosa localizada em Perdizes, onde o público se sente à vontade e tem contato direto com os bailarinos que, se não estão se apresentando, estão circulando pela casa, conversando com o público­/visitante, ou servindo as bebidas e os quitutes que são vendidos na cozinha da casa nos dias de espetáculo. Este clima despojado traz novos ares à dança contemporânea, despindo­a de seu caráter distante e proporcionando ao público uma experiência de proximidade com a obra e com os artistas, o que torna o ato de assistir um espetáculo de dança algo muito mais afetivo e acolhedor.

É um desejo da J.Gar.Cia manter o a Capital 35 como um espaço multiartístico aberto, vivo e pulsante, expandindo cada vez mais sua programação e proporcionando para seus frequentadores diários e eventuais, novas e agradáveis vivências.

Sobre a Companhia

A J.Gar.Cia Dança Contemporânea foi criada em 2005 pelo diretor e coreógrafo Jorge Garcia, e surgiu da proposta do coreógrafo de criar sua própria linguagem de dança. Residente em São Paulo, a Cia. desenvolve uma pesquisa em dança que busca novas possibilidades de vigor e sensibilidade no artista, valorizando o intérprete como criador em potencial. Desde sua formação, tem desenvolvido uma linguagem própria em sua abordagem coreográfica, estética e temática, levantando questões sobre o corpo e o ambiente em que é inserido, suas possibilidades e como transformá-­lo.

Nesses dez anos de existência, a J.Gar.Cia foi 8 vezes contemplada pelo Programa de Fomento à Dança, em uma parceria fundamental para o crescimento e a maturidade da companhia – hoje notada não só pela crítica e pela classe da dança, mas também pela classe artística e público em geral.

Em 2013, a Cia. foi indicada ao Prêmio Governador do Estado como Melhor Companhia do ano. Em 2014 a J.Gar.Cia recebeu o Prêmio Denilton Gomes, organizado pela Cooperativa Paulista de Trabalho dos Profissionais da Dança, pelo trabalho desenvolvido com a TRILOGIA (Nihil Obstat, Imprimi Potest e Imprimatur). Ainda no mesmo ano foram contemplados com o PROAC de Circulação de Espetáculos de Dança e realizaram apresentações de “Divinéia” pelo interior do estado. Com isso, podemos perceber que a J.Gar.Cia Dança Contemporânea tem se mantido em cena como poucas no panorama da dança nacional. Mais informações em http://ciajgarcia.com.br/ Jorge Garcia (direção geral da Cia. e coreógrafo do espetáculo).

A inquietação corporal de Jorge Garcia surgiu muito antes da dança. O futebol de várzea dos cantos de Pernambuco e o surf, combinados com seus estudos em danças populares brasileiras, dança contemporânea e balé clássico, se misturaram em seu inconsciente corporal levando­ o a buscar um estilo único ainda como bailarino de grandes companhias, como Cisne Negro Cia. De Dança, e depois como coreógrafo no Balé da Cidade de São Paulo e de outras companhias.

Como forma da sua constante inquietação de continuar experimentando-­se, realizou paralelamente diversos trabalhos independentes. Fundou o GRUA (Gentlemen de Rua), grupo de improviso, video e performance, além de trabalhar e vivenciar óperas, teatro, circo e cinema.

Em 2005 criou sua própria companhia, a J. Gar.Cia Dança Contemporânea, que surgiu como uma maneira de aprofundar sua pesquisa em dança e em diferentes linguagens.

historias.meia.noite.1

Ficha Técnica

Direção e Coreografia: ​Jorge Garcia

Assistente de direção:​Edson Fernandes

Elenco​: Amanda Raimundo, Jorge Garcia, Willy Helm, Natasha Vergílio ou Marina Matheus

Trilha Sonora:​Maurício Alves

Design de Luz​: Ari Buccioni

Cenário:​Henrique Lima e Jorge Garcia

Figurino:​Jorge Garcia, com assessoria de Carol Sudati

Registro em Vídeo: ​Osmar Zampieri

Fotografia​: Sílvia Machado

Cria da Casa Art Productions

Produção Executiva:​Priscila Wille

Coordenação de Produção​: Aline Grisa

O QUÊ?

Histórias da Meia-Noite, espetáculo da J.Gar.Cia Dança Contemporânea.

Duração do espetáculo: ​55 minutos

Classificação:​16 anos

QUANDO?

19 de fevereiro a 02 de março ­de 2015, quinta a segunda, sempre às 20h.
→ Evento no Facebook — Confirme sua presença e compartilhe com os amigos 

*A cozinha abre das 19h às 20h, e retoma suas atividades após o término do espetáculo até às 23h.

QUANTO?

​R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia)

* Destacamos que o espaço Capital 35 tem capacidade para 30 pessoas, por isso é necessário reservar o ingresso com antecedência. Para reservá­-lo escreva para capital35contato@gmail.com. Aceita-­se cartão de débito.

ONDE?

​Capital 35

Rua Capital Federal, no 35, Sumaré, São Paulo, SP.

Publicado por Darlene Carvalho / Colaboração de Natacha Maurer

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s