GRÁTIS: DOCUMENTÁRIO ‘ENVELHESCÊNCIA’ NA CINEMATECA

Cinemateca Brasileira faz sessão gratuita do documentário Envelhescência

Com parceria do Instituto Paliar, evento inclui debate com cineasta e médica especialista em cuidados paliativos   

 

A Cinemateca Brasileira realiza na próxima quarta-feira a exibição gratuita do documentário nacional Envelhescência. O filme será apresentado na Sessão Averroes, um programa que existe desde 2009 e oferece sessões de cinema e debates dedicados a profissionais e estudantes das áreas da saúde e ao público em geral interessado em questões que tangenciam a vida, a morte, o envelhecimento e os cuidados com a terminalidade da vida.

A atração do dia 25/11 é o documentário de Gabriel Martinez (2015). A exibição é seguida de mesa de reflexão com a presença do diretor do filme, da oncologista e paliativista Dalva Yukie Matsumoto e mediação da jornalista Ana Luisa Zaniboni Gomes. A SESSÃO AVERROES deste mês conta com apoio da Faculdade de Medicina de Itajubá, do Instituto Paliar, da Academia Nacional de Cuidados Paliativos e da Coordenação de Políticas para Idosos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo.

Batizado em alusão a Averroes, considerado um dos pais da medicina, o evento acontece na última quarta-feira de cada mês, sempre às 19h00.


 

FICHA TÉCNICA | SINOPSE

Envelhescência. Brasil, 2015. Direção: Gabriel Martinez. Documentário, 74 min. Exibição em DVD. Com  Edson Gambuggi, Judith Caggiano, Luiz Schirmer, Ono Sensei, Oswaldo Silveira, Edméia Corrêa, Alexandre Kalache, Mirian Goldenberg e Mário Sérgio Cortella. Argumento: Ruggero Fiandanese | Estúdio e Distribuição: Lado B Filmes  |Edição: Caio Rodriguez | Fotografia: Daniel Dias | Música: Marcelo Fruet | Operador de câmera: Raphael Mariano  | Produção: Samarah Kojima.


 

O documentário mostra que o preparo para o envelhecimento humano pode ser encarado e vivenciado com leveza, positivismo e bom humor. Se a velhice pode ser limitante em diversos aspectos, uma atitude proativa, humorada e, sobretudo, a disposição de refutar estigmas sociais e estereótipos fortemente arraigados na sociedade contemporânea podem ser a chave para a gratificação e realizações nesta etapa da vida. A irreverência dos personagens retratados revela uma tônica que parece reger a nova geração de “futuros idosos”. Confira o trailer do filme em www.envelhescencia.com.br/trailer/envelhescencia/

MESA DE REFLEXÃO  | CONVIDADOS

  • Gabriel Martinez –cineasta
  • Dalva Yukie Matsumoto – médica oncologista e paliativista, coordenadora da Hospedaria de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Municipal – HSPM, Diretora do Instituto Paliar e Membro Diretor da Academia Nacional dos Cuidados Paliativos – ANCP.
  • Ana Luisa Zaniboni Gomes – Jornalista, pesquisadora, diretora da OBORÉ e curadora das sessões Averroes. [mediação]

Sobre o Instituto Paliar

Fundado em 2006 por Dra. Dalva Yukie Matsumoto, Dra. Maria Goretti Sales Maciel e Dr. Ricardo Tavares de Carvalho, o Instituto Paliar nasceu com o objetivo de se tornar um centro de excelência na prática, ensino e pesquisa em medicina paliativa e cuidados paliativos. O Paliar oferece também serviços de ensino, pesquisa e consultoria para hospitais, instituições prestadoras de assistência à saúde, instituições de ensino, empresas e o público em geral. Para mais informações, acesse: www.paliar.com.br


O QUÊ? QUANDO?

Quarta-feira, 25/11/2015

19h – Documentário: Envelhescência

20h30 – Mesa de Reflexão

QUANTO?

Grátis

ONDE?

CINEMATECA BRASILEIRA

Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino (próximo ao metrô Vila Mariana e Ana Rosa) 


Colaboração de Thiago Rebouças / Publicação de Darlene Carvalho

 

 

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s