RECITAL DE PIANO ABRE A TEMPORADA 2016 DO CENTRO DE MÚSICA BRASILEIRA

Hoje, 19/03/2016, sábado, às 20h, acontece a abertura da Temporada 2016 do Centro de Música Brasileira (CMB) com os vencedores do Concurso de Interpretação Pianística da Obra de Osvaldo Lacerda. O recital de piano acontece na Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico, em Pinheiros. Os pianistas Lucas Santos Gonçalves (1º lugar), Lucas Thomazinho (2º lugar) e Isabella Perazzo (3º lugar) interpretarão obras de Carlos Gomes, José Alberto Kaplan, Francisco Mignone, Osvaldo Lacerda e Villa-Lobos. Apoio Cultural da Cultura Inglesa de São Paulo. Grátis!

Programação CMB 19/03/2016

Isabella  Perazzo

Osvaldo Lacerda – Brasiliana nº 7: Samba / Valsa / Pregão / Arrasta-Pé

J. A. Kaplan

Osvaldo Lacerda – Estudo nº 7  — Sonata: Allegro enérgico / Scherzo – Presto / Lento / Livremente, quase cadenza / Alla Toccata

Lucas Thomazinho

Osvaldo  Lacerda – Ponteio nº 1

Osvaldo  Lacerda – Ponteio nº 4

Osvaldo  Lacerda – Variações sobre ‘Mulher Rendeira’

Carlos Gomes – Grande Valsa de Bravura

Lucas  Gonçalves

Osvaldo Lacerda – Brasiliana nº1: Dobrado / Modinha / Mazurca / Marcha Rancho

Osvaldo Lacerda – Valsa nº1

Osvaldo Lacerda – Brasiliana nº2: Romance / Chote / Moda / Côco

Villa-Lobos – Choros nº5 “Alma Brasileira”

Francisco Mignone – Serenata Humorística

Sobre os músicos vencedores do concurso:

lucas-goncalves

O pianista Lucas Gonçalves, de 23 anos, iniciou seus estudos de piano aos sete, na cidade de Cubatão, formando-se na Escola Técnica de Música e Dança “Ivanildo Rebouças da Silva”, em 2010, sob orientação de Josvâine Diniz Santos. Obteve o primeiro lugar nos principais concursos de piano do país: Maestro Rodrigo Tavares, Maestro Souza Lima, Art – Livre, Lorenzo Fernandez, Arnaldo Estrella e no Concurso Internacional de Interpretação Pianística Da Obra Do Compositor Osvaldo Lacerda. Foi vencedor do Grande Concurso Jovens Solistas Eleazar de Carvalho em 2011 e do Concurso Jovens Solistas CMU/OCAM em 2012, tendo se apresentado com a Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e com a Orquestra de Câmara da USP, com o Concerto de Schumann. Participou do Festival Música nas Montanhas e do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. A convite da professora Luciana Sayure, desde 2014 passou a desenvolver trabalho pedagógico como monitor do curso de bacharelado em piano da USP. No mesmo ano, foi bolsista do Concurso Internacional de Piano BNDES, no Rio de Janeiro, o que lhe permitiu realizar um curso de aperfeiçoamento com a pianista Amy Lin, em Strasbourg, França. Atualmente cursa o último ano do departamento de música da USP, sob orientação dos pianistas Luciana Sayure e Eduardo Monteiro. É pianista/monitor da Orquestra Experimental de Repertório do Theatro Municipal de São Paulo e professor de piano do Instituto Fukuda.

lucas-thomazinho

O jovem pianista paulista Lucas Thomazinho nasceu em 1995 e aos nove anos de idade ganhou o primeiro concurso. A partir de então iniciou uma trajetória de destaque, vencendo mais de uma dezena de concursos nacionais, dentre eles o Concurso de Piano do Conservatório Villa-Lobos, o XI Concurso Nacional de Piano Magda Tagliaferro e o II Concurso Jovens Músicos – Música no Museu no RJ. Em 2015, foi premiado com 1º lugar e melhor interpretação da obra de Rachmaninov, no IV International Rachmaninov Piano Competition for Young Pianists, no mesmo ano também foi premiado com o 2º lugar no Concurso Internacional de Interpretação Pianística da obra do compositor Osvaldo Lacerda. Em 2009, Lucas foi aceito para participar do 40° Festival de inverno de Campos do Jordão, onde trabalhou com grandes pianistas como Michel Dalberto, Cristina Ortiz e Richard Bishop.

Em 2010 e 2011 foi solista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, em Belo Horizonte, interpretando o Concerto nº 2 de Mendelssohn e o Concerto nº 2 de Saint-Saëns. Lucas já se apresentou em recitais no MUBE – Museu Brasileiro de Escultura, no MASP – Museu de Arte de São Paulo, na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, no Centro Cultural São Paulo, na programação Música do Museu, no Rio de Janeiro e em Campos do Jordão pela AME Campos. Em 2009 se apresentou para o compositor Almeida Prado, tocando obras de sua autoria. Desde o início de seus estudos é bolsista na Fundação Magda Tagliaferro, tendo tido como professores Zilda Candida dos Santos, Armando Fava Filho e Flavio Varani. Atualmente cursa bacharelado na USP – Universidade de São Paulo, onde é orientado pelo pianista Eduardo Monteiro.

izabella-perazzo

Isabella Perazzo obteve diplomas de Mestrado em Collaborative Piano e Bacharelado em Piano Performance pela University of Utah, e teve como professores mais influentes em sua formação pianística José Alberto Kaplan e José Henrique Martins, na Universidade Federal da Paraíba. Durante seu tempo de residência nos Estados Unidos, Isabella foi pianista da Utah Philharmonia, do University of Utah Wind Ensemble e do New Music Ensemble, em Salt Lake City, onde também atuou como aluna-executante do Gina Bachauer International Piano Festival. Participou como pianista colaboradora da Conferência Internacional de Tuba e Euphonium, no Arizona, e do renomado Ballet West na série Innovations, onde sua execução de peças solo de Schumann e Liszt foi descrita como “impecável” pela Deseret News. Participou de master classes ministradas por grupos de renome como Trio con Brio e Kronos Quartet, e por grandes artistas como Menahem Pressler, Murray Perahia, Emanuel Ax, Angela Hewitt, Leonel Morales, além de receber instrução individual de pianistas como Arnaldo Cohen e  Jonathan Feldman (Juilliard School). Isabella é detentora de vários prêmios em concursos de piano no Brasil e nos Estados Unidos, tais como o Concurso Internacional de Interpretação Pianística da Obra do Compositor Osvaldo Lacerda (SP), Concurso Jovens Artistas da Grand Junction Symphony Orchestra (Colorado), Concurso de Concerto UMTA (Utah), Concurso de Piano SummerArts (University of Utah), Concurso Jovens Instrumentistas (Piracicaba – SP), Concurso Nacional de Piano de Curitiba, dentre outros. No campo da musicologia, Isabella já apresentou trabalho em Conferência Regional da Sociedade Americana de Musicologia, intitulado On Franz Liszt and the Science of Virtuoso Performance, na Northern Colorado University. Atualmente, reside em João Pessoa.

Sobre o CMB

O Centro de Música Brasileira – CMB é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 18 de dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de abril de 1985, no Teatro de Cultura Artística (Sala Rubens Sverner), com um recital de Eudóxia de Barros.

Visa a defender e promover maior divulgação da música brasileira erudita de todas as épocas e estilos. Grande parte dos intérpretes que se apresentam são jovens no início de suas carreiras de instrumentistas, cantores ou regentes.

O CMB realizou 310 apresentações em São Paulo, e um total de 47 em cidades do interior dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Por duas vezes recebeu Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA, pelo trabalho realizado em prol de nossa música.

 

→ Para saber mais informações sobre o CMB: www.centrodemusicabrasileira.blogspot.com.br


 

 O QUÊ?

Recital de piano promovido pelo Centro de Música Brasileira (CMB) com os vencedores do Concurso de Interpretação Pianística da Obra de Osvaldo Lacerda: Lucas Santos Gonçalves (1º lugar), Lucas Thomazinho (2º lugar) e Isabella Perazzo (3º lugar). Apoio Cultural: Cultura Inglesa de São Paulo.

Classificação Livre.

QUANDO?

Dia 19 de março, sábado, às 20h.

QUANTO?

Grátis

ONDE?

Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico (160 lugares)

Rua Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros – São Paulo

Tel: (11) 3039 0500


Colaboração de Miriam Bemelmans | Publicado por Darlene Carvalho

 

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s