JÚLIO CORTÁZAR NO CLUBE DE LEITURA DO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA

Clube de leitura do Memorial da América Latina discute obra de Julio Cortázar

Segundo encontro do Ler a América Latina acontece dia 17 de outubro

O Memorial da América Latina promove, no dia 17 de outubro, o segundo encontro do clube de leitura Ler a América Latina, iniciativa do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) de fomento e valorização da literatura latino-americana, que teve início em setembro.

O próximo encontro será sobre “A casa tomada”, do escritor argentino Julio Cortázar. Publicado em 1946 na revista literária Los Anales de Buenos Aires, dirigida por Jorge Luis Borges, o conto foi incluído na coletânea Bestiário, em 1951. O texto apresenta a história de dois irmãos, moradores de uma casa que, aos poucos, vai sendo ocupada por forças misteriosas.

Com o objetivo de fomentar a leitura e a discussão sobre a literatura latino-americana, o clube acontece uma vez por mês, aos sábados, com curadoria da equipe da Biblioteca Latino-Americana, todos realizados por meio da plataforma Zoom, sempre das 10h às 11h30. Os contos selecionados para o projeto estarão disponíveis gratuitamente para download. Neste ciclo de 2020 o tema foi Literatura Fantástica e, no primeiro encontro, o conto analisado foi “A chinela turca”, de Machado de Assis. Estão previstos para esse ano, ainda, leituras de João Rio e Horacio Quiroga.

A mediação do debate fica por conta do colaborador da Biblioteca Latino-americana, Eduardo Martins de Azevedo Vilalon. 

Serão disponibilizados para download audiolivros, para pessoas com algum tipo de deficiência visual. Durante o encontro, haverá também intérprete de libras.

O link para acessar a plataforma será enviado por e-mail. Haverá emissão de certificado (frequência mínima de 75%). As inscrições devem ser feitas por formulário online, no link https://forms.gle/VeyAdBnNQ61bfXjP6

A atividade também está comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estando relacionada ao Objetivo 4: ““Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” (https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/).

Para esse encontro não é preciso nova inscrição. Quem ainda não se inscreveu, deve fazê-lo e pode escolher de quais encontros deseja participar.

Confira a programação completa

17 de outubro
“A casa tomada”, Julio Cortázar

 14 de novembro
“O bebê de tarlatana rosa”, João do Rio

12 de dezembro
“O travesseiro de pena”, Horacio Quiroga

Serviço:
Clube de Leitura Ler a América Latina
Dias 17/10, 14/11 e 12/12
Das 10h às 11h30
Plataforma Zoom (o link será enviado 15 minutos antes do encontro)
Inscrições: https://forms.gle/VeyAdBnNQ61bfXjP6
Certificados: frequência mínima de 75% do total de encontros do ciclo

___________________________________________________________________

Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
Barra Funda – Zona Oeste – São Paulo
www.memorial.org.br

Comente aqui!