“Will the real Frida please stand up?” Ilustração de Elizzy, no Flickr.
Tive o prazer de visitar a exposição Só Fridas lá no Memorial da América Latina, no Pavilhão da Criatividade. A curadoria reuniu diversos trabalhos acadêmicos, feitos pelos alunos do supletivo E.E. Prof. Dr. Lauro Pereira Travassos, que refletem diversos aspectos da vida e obra da artista mexicana Frida Kahlo, falecida em 1954.
Diversas bonecas foram caracterizadas a fim de se parecerem com a artista. Há momentos que nem todo o colorido que compõe a exposição são capazes de camuflar o drama, a dor, o sofrimento contínuo e trágico vivídos por ela. Entre os diversos materiais utilizados encontra-se papéis de seda, miçangas, tecidos, potes de vidro, bijouterias, entre outros objetos. A música mexicana que compõe a trilha sonora da exposição ambienta e aproxima ainda mais o visitante do tema da exposição.
“Técnicas usadas no desenvolvimento de algumas das obras da exposição “Só Fridas” serão ensinadas em oficinas no Memorial abertas a todos gratuitamente. Nas manhãs e tardes dos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, os interessados poderão aprender como fazer bandeirolas mexicanas, fios tecidos somente com as mãos (sem o uso de máquinas, em técnica conhecida por macramé) e os tapetes floridos que adornam a mostra em homenagem a Frida Khalo.”
Oficinas:
– papel picado ( bandeirolas mexicanas) e macramé, das 9h às 12h.
– tapetes com flores, das 14h às 17h.Terão a duração de três horas, incluindo visita à exposição, com grupo de 15 pessoas. As vagas são limitadas. Para se inscrever, mande um email para Alice [alicequadrado@gmail.com] ou ligue para (11) 3823-4704.
Fonte: Divulgação da exposição e oficina no folder e site do Memorial da América Latina.
O Memorial da América Latina localiza-se próximo ao metrô Barra Funda, na Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664. Telefone: (11) 3823-4600. De terça a domingo, das 9h às 18h.
Baixe aqui a programação em pdf do Memorial da América Latina.
Por Darlene Carvalho
[…] quero ir à Barra Funda conferir esta exposição sobre a artista. Darlene, do Agenda Cultural, gostou, assim como a Ana, do Uia, que incluiu uma lista das outras exposições que estão em cartaz no […]
CurtirCurtir